Se a sexta-feira tinha sido de milagre para Robert Scheidt, o sábado foi completamente oposto. O bicampeão olímpico foi mal na primeira regata da classe Laser, ficou em 11º na segunda, e deu adeus às chances de conquistar o ouro no Rio de Janeiro. Agora, a briga do brasileiro é por, no máximo, um bronze, que seria a sua sexta medalha. Para tanto, precisa de uma combinação de resultados possível, mas que não depende só dele.
Scheidt perdeu 87 pontos nas dez regatas disputadas e entra em quinto lugar na medal race, disputada pelos 10 primeiros e com pontuação dobrada - o vencedor perde dois pontos, o segundo quatro, assim por diante. Para alcançar o pódio, o brasileiro vai precisar tirar a diferença para para o neozelandês Sam Meech, com 77 pontos perdidos, e o francês Jean Baptiste Bernaz, que perdeu 86. Para isso precisa ficar a uma distância de cinco posições de Meech e duas de Bernaz. O ouro será disputado pelo croata Tonci Stipanovic, com 57 pontos perdidos, e pelo australiano Tom Burton, com 67.
Leia também
Scheidt começou o dia na vice-liderança da Laser a três pontos do líder Stipanivic. Na primeira regata, no Pão de Açúcar, ele não conseguiu repetir a boa atuação de sexta-feira e ficou em 26º. Na segunda, na raia de Niterói, conseguiu se recuperar e ficou em 11º, mas não foi o suficiente para se manter na briga pelo primeiro lugar no pódio.
Enquanto Scheidt não conseguia se manter na dipsuta pela medalha de ouro no Rio de Janeiro, Martine Grael e Kahena Kunze seguiam muito bem na classe 49erFX. A dupla brasileira terminou a primeira regata deste sábado na liderança, mas caiu de rendimento na segunda e ficou em 10º lugar. Na terceira, porém, voltou a ter bom desempenho: terminou em segundo. Martine e Kahena fecharam o dia com o quarto lugar. Depois das quatro regatas disputadas, elas estão em segundo lugar no ranking geral, com 19 pontos, atrás apenas de Jena Hansen e Katja Salskov-Iversen, da Dinamarca, que têm 12.
Na classe Finn, o brasileiro Jorge Zarif ficou em segundo na primeira regata e em 13º na seguinte. Com o sexto lugar no ranking e 56 pontos somados depois de oito regatas disputadas, o campeão mundial de 2013 está na zona de classificação para a medal race. O líder da Finn é o britânico Giles Scott, com 22 pontos.
Fernanda Decnop, da classe Laser Radial, terminou em oitavo lugar na primeira regata do sábado. Na segunda, caiu de rendimento e ficou em 18º. Em último lugar depois das 10 regatas disputadas, com 163 pontos, a brasileira está fora da medal race. Marit Bouwmeester, da Holanda, tem 47 pontos e está na liderança.