Por Marcelo Braga
Corinthians e Palmeiras se uniram para comemorar os 100 anos do clássico. Nesta quarta-feira, às 21h45, em Itaquera, no primeiro encontro do ano entre os rivais, os clubes entrarão em campo com um patch na camisa em referência ao "maior clássico do mundo", como foi definido por ambos os departamentos de marketing. Trata-se de uma ação promovida pelos clubes em parceria com o Premiere.
Leia também
Como pode ser visto na imagem, os dois logos do "Derby Centenário" contam com antigos distintivos. O do Corinthians é o primeiro utilizado pelo clube, em 1910. O do Palmeiras, o primeiro que o time utilizou após mudar seu nome, que antes era Palestra Itália, em 1942.
Os rivais se enfrentaram pela primeira vez em 6 de maio de 1917, em clássico que teve como vencedor o Verdão: 3 a 0, com todos os gols marcados por Caetano. Cada clube usará a sua respectiva referência na camisa. Nos próximos dias, ambos devem usar as redes sociais para promover o clássico de Itaquera.
O primeiro clássico
Palestra Itália 3 X 0 Corinthians
PALESTRA ITÁLIA: Fiosi, Grimaldi e Bianco; Bertolini, Picagli e Fabbi; Ministro, Caetano, Heitor, Orlando e Martinelli. Técnico: Bianco
CORINTHIANS: Russo, Adelino e Casemiro; Ciasca, Plínio e Paulo Nunes; Américo, Marconi, Amílcar, Apparício e Neco. Técnico: Amílcar Barbuy
GOLS: 18? 2ºT Caetano, 25? 2ºT Caetano e 39? 2ºT Caetano
JUIZ: Alfredo Gullo
TORNEIO: Campeonato Paulista (6/5/1917)
ESTÁDIO: Parque Antártica, São Paulo