Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Cruzeiro é castigado por pobreza no ataque

Com empate sofrido no final para o Avaí, Cruzeiro se vê cada vez mais próximo de repetir de ano na Série B

O jogo do Cruzeiro, outra vez, foi marcado pela pobreza da criação do time. Já vinha sendo assim em partidas anteriores, mas com a diferença de que o time vinha tendo êxito nos confrontos. Diante do Avaí, encontrou o gol nos minutos finais da primeira etapa, mas depois abdicou do ataque na segunda etapa, ficando na defesa. Chamariz para o adversário, que tentou, tentou, e marcou aos 48 do segundo tempo. Vai ser difícil impedir outra tragédia na história do clube: repetir a Série B no ano do centenário.

Com 40 pontos e na nona colocação, podendo ser ultrapassado pela Ponte Preta neste sábado, o Cruzeiro tem mais 24 pontos a disputar. Segundo cálculos do departamento de matemática da UFMG, para superar os 90% de chances de subir, é preciso fazer 21 pontos, ou seja, sete vitórias em oito jogos. Improvável, não impossível, logicamente.

Leia também

Por esse panorama, vê-se que o Cruzeiro precisará de uma façanha nas próximas oito rodadas para não se ver num novo pesadelo. Nunca nenhum time que disputou a Série B conseguiu sair da posição atual do Cruzeiro e chegar ao G-4 no final do torneio. Novamente: (muito) improvável para o Cruzeiro, mas não impossível.

Apesar de ainda ser factível, o futebol mostrado pelo Cruzeiro e a estratégia após marcar o gol contra o Avaí não passam a impressão que a ambição não é pelo acesso.

Conquistar 42, 43 pontos para se salvar do rebaixamento e recomeçar em 2021 com, aí sim, o discurso de que vai subir. Aliás, o acesso se tornará impositivo em 2021. Era obrigação esse ano.

Diante do Avaí, o time produziu pouco no primeiro tempo, sofrendo mais do que fazendo sofrer. Chegou ao gol nos minutos finais, em uma chegada surpresa de Filipe Machado. Foi só. Depois, o Cruzeiro abdicou de atacar. No segundo tempo, deu um chute a gol e, sem tanto perigo, com Marcelo Moreno.

Arthur Caíke, Giovanni, Moreno e Welinton. Quatro substituições ofensivas. Mas nenhuma se traduziu em mais força no ataque. A intenção, ao que parece, foi dar força para a marcação pelos corredores. O Cruzeiro não procurou o gol no segundo tempo e chamou o Avaí para seu campo de defesa.

Mesmo carecendo também de qualidade ofensiva, o Avaí chegou com perigo e achou um gol no final com uma sequência de erros no lance. Primeiro a falta de Patrick Brey, na intermediária. Segundo: Patrick Brey não acompanhou Edilson, que cruzou com certa liberdade. Terceiro: Cáceres, que estava com Valdívia, se preocupa com a movimentação de Rodrigão (outro livre na área) e acaba deixando o meia sozinho. Gol.

O resultado de 1 a 1 é fruto de um time que não quis fazer o segundo para "matar o jogo". Preferiu se defender do que tentar garantir o resultado. Castigo para quem vinha tendo essa estratégia com êxito. Castigo para um ano com uma série de erros na montagem do time, na administração do futebol e nas montagens e desmontagens. O Cruzeiro não faz por merecer, com esse futebol, a volta à Série A.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas