O Corinthians divulgou nesta quinta-feira, em nota enviada à imprensa, que 218 cadeiras foram quebradas no tumulto entre torcedores da Universidad de Chile e policiais militares durante a partida entre os clubes, quarta, em Itaquera, pela Copa Sul-Americana. A confusão terminou com 26 torcedores presos e ao menos sete pessoas feridas. Eles seguem detidos.
A diretoria do Timão promete acionar a Conmebol para informar sobre o ocorrido e vai cobrar a Universidad de Chile pelo prejuízo. A ideia do clube paulista é de que os chilenos paguem pelas cadeiras danificadas.
Leia também
Cerca de 1.200 ingressos foram disponibilizados aos chilenos, que praticamente lotaram a área destinada a eles na Arena Corinthians. Depois de um início de festa e muitas músicas, os torcedores se exaltaram e, mesmo com a presença prévia dos policiais, não hesitaram em arrancar os assentos e jogá-los, primeiramente no setor destinado aos corintianos.
Acuada, parte da torcida alvinegra no setor Sul da arena arremessou os pedaços de volta - alguns fragmentos chegaram à beira do campo. A Polícia Militar solicitou reforço e controlou a situação. No intervalo, houve nova confusão. Dessa vez, os chilenos passaram a arremessar pedaços de cadeiras sobre os policias, que responderam com força, batendo em torcedores com cassetetes. Ao final da partida, mais confrontos aconteceram, além de banheiros e bilheterias depredados.
Leia a nota abaixo:
O Corinthians lamenta profundamente os fatos ocorridos ontem, na Arena Corinthians, envolvendo a torcida da Universidad de Chile e informa que irá buscar seus direitos junto aos órgãos competentes da Conmebol.
Os atos de depredação da torcida visitante resultaram em 218 peças, entre assentos e encostos, quebradas. Foram arrancados, também, um corrimão da arquibancada visitante e uma tampa de um vaso sanitário, além de uma porta de vidro do portão de credenciamento do estádio.
Diante de tais acontecimentos, a Polícia Militar agiu prontamente para reestabelecer a ordem, coibindo os atos de vandalismo e a depredação do patrimônio. Desde ontem, o Corinthians vem colaborando com as autoridades e órgãos responsáveis, para apuração do ocorrido e identificação dos responsáveis pelo problema.
Seguiremos à disposição das autoridades, assim como da equipe chilena, para esclarecimento e resolução dos fatos ocorridos ontem, na Arena Corinthians.