O CSA segue se preparando para mais um desafio pela Série D do Brasileiro. O primeiro duelo das oitavas-de-final, contra o Altos-PI, vai acontecer no próximo domingo (14), no Estádio Rei Pelé. E para deixar o torcedor azulino bem informado, aGazetawebtraz um pouco mais deste ilustre desconhecido, que afirma não temer o rival e promete findar o sonho do Azulão, que luta para garantir sua vaga na Série C do ano que vem.
Com apenas três anos de existência, o Jacaré, dono da melhor campanha até aqui, é o time a ser batido na competição. Com oito jogos de invencibilidade, o Altos já se apresenta como um novato incômodo, desafiando a grande torcida azulina e mais de 100 anos de história.
Leia também
Fundado em 2013, a Associação Atlética de Altos só passou a ser uma equipe de futebol profissional no ano passado. O clube começou a dar seus primeiros passos na segunda divisão do Campeonato Piauiense. O time debutou bem e conquistou o título da competição logo em sua estreia.
Este ano, o Jacaré jogou a primeira divisão do futebol estadual e mostrou que o sucesso do primeiro ano não veio por acaso. O Altos desafiou os grandes do Piauí e foi campeão do segundo turno. Porém, o alviverde acabou com o vice-campeonato por ter sido punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TDJ-PI), devido à escalação irregular de um jogador, mesmo tendo levado a melhor dentro de campo.
De azarão à realidade
E se o título não veio, ao menos a inédita vaga na Série D foi conquistada. E o ocorrido no tribunal não abalou em nada o desempenho do Altos no Brasileiro. Pelo contrário, a equipe construiu, sem esforço, melhor campanha de toda a competição - que, inicialmente, reuniu 68 equipes - e vem a Maceió convicto de que irá surpreender o Azulão.
Com 16 pontos somados na primeira fase, o Jacaré tem uma trajetória invejável. Com 22 gols marcados, a equipe assinalou ao menos três em cada partida disputada pelo grupo A5 - que tinha também Juazeirense-BA, Maranhão e Icasa-CE. Já na primeira disputa de mata-mata, contra o América-PE, o time acabou marcando "apenas" quatro gols no duelo de 180 minutos.

E um dos trunfos da equipe piauiense é o técnico Nivaldo Lancuna, que comanda o time desde o seu início na segunda divisão estadual. Ou seja, o treinador conhece bem a equipe que tem em mãos, mantendo-se à frente do time por período incomum, em se tratando do futebol brasileiro e, sobretudo, de clubes de menor expressão.
Dentro de campo, a principal arma do Altos tem sido a dupla de atacantes Gênesis e Manoel, que juntos, já marcaram 16 gols nesta edição do Campeonato Brasileiro da Série D.
Rivalidade aflorada

Abrindo a fase de mata-mata, o Altos venceu os dois jogos do confronto contra o América-PE. Ao saber que enfrentaria o Azulão, um dos times de maior tradição desta Série D e dono da melhor média de público do torneio, o técnico Nivaldo Lancuna garantiu que o CSA não assusta e que sua equipe está preparada para decidir a vaga, inclusive, já na primeira partida, no Rei Pelé.
Foi o bastante para que as provocações fora de campo - antes mesmo de a bola começar a rolar no Trapichão - ganhassem ao menos parte da torcida do clube piauiense, que tem publicado, em rede social, dizeres que reforçam a confiança do Jacaré chegam a ironizar a força do torcedor azulino.
Provocações à parte, o elenco do CSA folga neste final de semana, reapresentando-se para a retomada dos treinamentos, sob o comando do técnico Oliveira Canindé, no CT Gustavo Paiva, no Mutange, somente na próxima segunda-feira - com os jogadores azulinos, ainda moderados, prometendo a resposta dentro de campo.