Por Laion Espíndula
Alívio de um lado e complicação para o outro. Depois de uma sequência de seis jogos sem vitória, a Chapecoense mostrou novamente sua força na Arena Condá e voltou a triunfar na temporada. Com os três pontos, ganha tranquilidade outra vez no Campeonato Brasileiro. De quebra, atrapalhou o Sport na sua briga por recuperação na disputa nacional. Na manhã desta quarta-feira, no Dia das Crianças, os pequenos alviverdes foram mais felizes. Viram o Verdão do Oeste bater o Leão da Ilha por 3 a 0, em duelo válido pela 30ª rodada da Série A - gols de Thiego, Ananias e Kempes. O duelo também marcou a despedida de Oswaldo Oliveira do time pernambucano. A partir de agora, o profissional assume o Corinthians.
Leia também
Com o resultado, a equipe do Oeste catarinense vai para 41 pontos. No momento, ganha uma posição e aparece em 10º lugar. O Sport, com 34 pontos, segue em 16º e pode cair para a zona do rebaixamento. Torce contra o Inter nesta quarta para evitar o Z-4. Os dois times voltam a campo no próximo domingo pelo Brasileirão. Às 17h, a Chapecoense encara o Cruzeiro no Mineirão. Logo depois, às 19h30, o Sport recebe o Vitória na Ilha do Retiro.
O jogo
Por causa da necessidade da vitória, Chapecoense e Sport foram para cima e fizeram um primeiro tempo movimentado, com chances dos dois lados. No início, a Chape assustou com cruzamento da esquerda, que Ananias testou perto do gol. Em seguida, Rodney Wallace driblou dois marcadores na entrada da área e mandou uma bomba. Danilo fez boa defesa.
O Sport seguiu com maior volume de jogo, mas com pouca criatividade para vencer a marcação do Verdão. Aos 25, Everton Felipe recebeu livre na direita e chutou fraco. A Chape respondeu no lance seguinte, mas o goleiro Magrão salvou o Leão após arremate de Kempes. No fim, a bola aérea colocou o time da casa à frente do placar. Aos 43, Cléber Santana cobrou escanteio com perfeição e achou o zagueiro Thiego na pequena área. O zagueiro desviou de cabeça para as redes.
Na volta do intervalo, o Leão perdeu o meia Diego Souza, com lesão. Para o lugar dele, o técnico Oswaldo de Oliveira mandou a campo o atacante Vinícius Araújo. Mas a Chapecoense começou melhor o segundo tempo. Aos seis minutos, Ananias se antecipou a Matheus Ferraz e testou forte para fora.
De tanto incomodar na frente, Ananias achou o caminho do gol. Na marca dos 11, Alan Ruschel foi até a linha de fundo e cruzou para Ananias. Como uma flecha, o atacante apareceu na área e fez o 2 a 0. A situação piorou para o time pernambucano. Com 23 minutos, o meia Gabriel Xavier recebeu o segundo amarelo e deixou o Leão com um homem a menos. Sem forças, os visitantes não conseguiram reagir e ainda sofreram o terceiro gol aos 45, marcado por Kempes, para decretar o resultado final.
Demais jogos da Série A nesta quarta-feira:
Coritiba x Figueirense - 19h30
Santa Cruz x Corinthians - 21h45
Botafogo x Internacional - 21h45