O tempo pode ser implacável em alguns momentos. Em outros, um grande amigo. Para a KaBuM!, o tempo foi uma dádiva. Diante de um início desastroso e repleto de reformulações, os Ninjas conseguiu se reerguerem no Circuito Brasileiro de League of Legends, saindo da última colocação e indo direto para a final do CBLoL, contra o Flamengo eSports neste sábado (9), a partir das 13 horas.
A KaBuM!, em 2020, começou cheia de dúvidas por parte da torcida e analistas do cenário. Para a atual temporada, os Ninjas apostaram na chegada de dois coreanos: o jogador da rota superior Lee "Parang" e o caçador Na Yoo-Joon "Wiz". Além da entrada de Arthur "Tutsz", na rota do meio, que teve a missão de ficar com a vaga de Matheus "dyNquedo", considerado melhor jogador do CBLoL e Midlaner de 2018. Na rota inferior, os remanescentes dos alaranjados do ano anterior: o atirador Igor "DudsTheBoy" e o suporte Denilson "Ceos".
Leia também
O 1° Split desta temporada se iniciou sombrio para os Ninjas. Nas quatro primeiras partidas, quatro derrotas, dividindo o fundo da tabela com a INTZ. Contudo, mesmo com as derrotas, o topo Parang demonstrava garra nem que fosse para fazer "1v9" (Quando o jogador busca carregar os companheiros solo), mas seus companheiros não facilitaram sua vida. A primeira vitória dos alaranjados só aconteceu na 5ª rodada, contra a inconstante equipe da paiN Gaming. Mesmo saindo com a vitória, não foi o suficiente para girar a chave para os Ninjas, pois o time perdeu as três partidas seguintes.
Até a segunda pausa do CBLoL, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a KaBuM! tinha vencido apenas quatro jogos em 12 disputados. Depois de um mês, o campeonato retornou. Com o formato online sendo adotado pela Riot Games no prosseguimento do CBLoL, muito se especulou de como os times voltariam para dar continuidade no campeonato. Com a reestreia, a KaBuM! enfrentou o Flamengo (Mesmo adversário da final), que também veio com mudanças na lineup, após saída de Han "Luci", que voltou para a Coreia do Norte durante à pandemia da Covid-19. Contra o time rubro-negro, acabou sendo a última derrota dos alaranjados no CBLoL, e mesmo perdendo, os Ninjas demonstraram um jogo diferente do que foi apresentado anteriormente.
E então a explosão da KaBuM! aconteceu. Foram oito vitórias em sequência (Sem contar a vitória na semifinal contra a Vivo Keyd). Os cinco jogadores estavam em sincronia; Parang e Wiz finalmente se encaixaram com os demais companheiros. A rota inferior deixou de comprometer as partidas, jogando de maneira segura mesmo sem receber recursos durante as partidas. Para os analistas do CBLoL, Ceos é o melhor suporte do atual Split no Brasil, assim como Parang, segundo eles, é o melhor jogador do cenário atual. Com quatro jogadores experientes, com passagens pelos palcos de torneios, sendo apenas o Tutsz o estreante, jogar em casa trouxe conforto e alívio para os cyberatletas, que puderam mostrar suas performances em alto nível no cenário.
Na semifinal contra a Vivo Keyd, os alaranjados demonstraram superioridade dentro de Summoner's Rift. Na série melhor de cinco vencida por 3x0, os Ninjas se impuseram em cima dos Guerreiros que eram tidos como favoritos a conquistar o título do 1° Split. Com ótimas atuações de Parang na rota solo do top, a KaBuM! chega à final como um time completamente renovado do que iniciou o CBLoL em janeiro, prometendo levar riscos para o outro finalista, o Flamengo.
FLAMENGO eSports
A equipe rubro-negra por tudo que conquistou em 2019, assim como o homônimo do futebol, era o time a ser batido. Tendo participado das três últimas finais de Split, o Fla embolsou um troféu do Circuito Brasileiro de League of Legends, e dois vice.
Passando por uma reformulação do time campeão, restando apenas o jogador da rota do meio Bruno "Goku" e Han "Luci", o rubro-negro trouxe Jeong "WooFe" para substituir Leonardo "Robo", que voltou para a Vivo Keyd, Filipe "Ranger", que ficou no lugar do caçador Lee "Shrimp" e o atirador Luis Felipe "Absolut" que teve o papel de substituir Felipe "brTT".
A pressão em cima dos garotos do Flamengo era tremenda, sendo os atuais campeões, era esperado que repetissem a boa campanha dos Splits passados (No 1° Split de 2019, o Fla terminou com 20 vitórias e apenas uma derrota). E o time rubro-negro não desapontou seus fãs: venceu seus três primeiros jogos, assumindo a liderança. Mesmo sendo surpreendido pela FURIA na 4ª rodada, o Fla não perdeu o posto de 1° lugar, pois pontuou nas duas rodadas seguintes, ficando com o score de cinco vitórias e apenas uma derrota. O Flamengo só voltou a perder novamente contra a Vivo Keyd, na oitava rodada. Naquela ocasião, os Guerreiros estavam numa curva de evolução tremenda, com oito vitórias seguidas.
Nas doze rodadas iniciais, o Fla contou bastante com as rotações precisas do suporte Luci junto de Ranger, rotacionando pelo mapa, procurando jogadas para eliminar os adversários. Muito das jogadas aconteceram na rota do meio, alocando recursos para Goku, fazendo com que ele fosse o carregador do time.
No retorno do CBLoL, após a pausa devido à pandemia, o Flamengo precisou se reorganizar pois seu suporte titular absoluto, Luci, decidiu por retornar a seu país de origem. Deu-se então a chance para que Gabriel "Jojo" pudesse demonstrar suas habilidades dentro de Summoner?s Rift. Contudo, o novo suporte do Fla não possuía as mesmas características de Luci, e o time perdeu bastante do ritmo dentro do mapa.
Durante as três super semanas, foram disputadas as nove rodadas restantes, e mesmo que o saldo de vitórias tenha sido maior que as derrotas (5-4), as performances dentro de jogo não foram convincentes. Até que chegou a semifinal contra a FURIA, 3ª colocada da tabela.
Durante a série md5, o Fla não deu brecha para que os Panteras pudessem gostar dos jogos, sendo bastante incisivos, não se surpreendendo nem mesmo com a Morgana do caçador Gustavo "Minerva". Naquele 3x0 sobre a FURIA, o Flamengo trouxe vislumbres daquele começo avassalador do time rubro-negro, que se continuar jogando assim poderá causar bastante desconforto a KaBuM!.
Os principais pontos a serem vistos durante a final entre as duas equipes são na rota superior, no confronto direto entre WooFe contra Parang e na selva entre Ranger e Wiz. Esses quatro jogadores vêm sendo os motorzinhos para suas respectivas equipes dentro dessa retomada à boa fase de ambas durante a reta final do campeonato, em especial, na semifinal, onde os times demonstraram estar em ótima sincronia entre os cinco jogadores.
A final entre KaBuM! x Flamengo eSports acontece neste sábado (9), às 13 horas, com transmissão nos canais oficiais da Riot Games.