Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

CBF confirma para 2022 a Série A3 do Brasileiro de Futebol Feminino

Terceira divisão do futebol brasileiro terá 32 clubes na disputa. Com a nova configuração da competição nacional, a Série A1 permanecerá com 16 times e a Série A2 passará a ter também 16

A CBF anunciou nesta terça-feira a criação de uma nova divisão para o futebol feminino brasileiro. Em 2022, será inaugurada a Série A3 do Campeonato Brasileiro da categoria, com 32 clubes envolvidos na disputa. Com três divisões, o futebol feminino passará a ter 64 agremiações em atividade no Brasileirão a partir da próxima temporada.

Atualmente, o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino tem 52 clubes distribuídos em duas divisões: 16 na Série A1 e 36 na Série A2. A partir do próximo ano, serão 16 na elite, 16 na 2ª divisão e 32 na inédita Série A3.

Leia também

— Vivemos um momento de muita maturidade das competições adultas femininas, com o aumento da competitividade entre os clubes e uma visibilidade cada dia maior. Permitindo que novas equipes ingressem no circuito nacional de competições, a divisão A3 ajudará muito no aumento do mercado de trabalho para as atletas, além de incentivar o fortalecimento das categorias de base dos clubes, que ganham um calendário maior e mais estruturado — comentou Aline Pellegrino, coordenadora de Competições Femininas da CBF.

Com a criação da Série A3, o futebol feminino brasileiro passará a ter quatro competições na categoria Adulto — séries A1, A2 e A3 do Brasileirão, além da Supercopa do Brasil — e quatro nas categorias de base — Brasileirão Sub-18, Brasileirão Sub-16 e a Liga de Desenvolvimento Conmebol nas categorias Sub-16 e Sub-14.

Formato de disputa

A Série A3 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino terá os 27 campeões estaduais, os quatro melhores colocados do Ranking Nacional de Clubes do futebol masculino e um clube da federação melhor rankeada no futebol feminino, totalizando 32 equipes.

Caso o campeão estadual já esteja na Série A1 ou na A2, será substituído pelo vice-campeão, ou pelo terceiro colocado, ou pelo quarto, e assim sucessivamente, mas sempre obedecendo a ordem de classificação da competição estadual. O mesmo acontece em caso de desistência de um dos quatro melhores colocados do Ranking Nacional do futebol masculino: a substituição se dará seguindo a classificação do mesmo ranking.

Na primeira fase da Série A3, os 32 times formarão 16 confrontos de mata-mata, em jogos de ida e volta, mas com a possibilidade de haver apenas uma partida, desde que uma das equipes vença por três gols de diferença. A partir daí, os 16 classificados formarão oito confrontos nas oitavas de final, depois oito irão para as quartas, quatro para as semifinais e dois para a grande decisão, sendo que todas essas fases serão disputadas no sistema de ida e volta.

Imagem ilustrativa da imagem CBF confirma para 2022 a Série A3 do Brasileiro de Futebol Feminino
| Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O que muda nas séries A1 e A2?

A Série A1 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino manterá seu formato, com 16 equipes na disputa. Em 2022, disputarão a elite os 12 primeiros colocados deste ano, somados aos quatro primeiros colocados da Série A2 deste ano, que conseguirão o acesso.

Já a Série A2 vive neste ano a sua última edição no atual formato, com 36 equipes. Em 2022, serão apenas 16 times: os quatro rebaixados da Série A1 deste ano e os 12 que avançarem para as oitavas de final deste ano, mas não conseguirem o acesso para a elite (ou seja, do 5º ao 16º lugar).

Esquema a partir de 2022

SÉRIE A1

16 clubes participantes

- 12 remanescentes da Série A1 de 2021

- 4 clubes oriundos da Série A2 de 2021

Formato: Grupo único em turno único, onde todos os clubes se enfrentam. Avançam para a 2ª fase os 8 melhores colocados, que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.

Troféu do Campeonato Brasileiro Feminino A1
Troféu do Campeonato Brasileiro Feminino A1 | Foto: Lucas Figueiredo/CBF

SÉRIE A2

16 Clubes Participantes

- 12 clubes classificados para as oitavas de final da Série A2 de 2021 (do 5º ao 16º)

- 4 clubes rebaixados da Série A1 de 2021

Formato: 4 grupos de 4 clubes, que jogam entre si em dois turnos. Avançam para a 2ª fase os 8 melhores colocados (2 primeiros de cada grupo), que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.

SÉRIE A3

32 clubes participantes

- 27 campeões estaduais em 2020/21

- 4 melhores colocados do Ranking Nacional de Clubes no futebol masculino

- 1 clube oriundo do Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino

Formato: 1ª fase com jogos de ida e volta, caso no primeiro duelo a equipe não perca de 3 a 0. Avançam para a 2ª fase as 16 equipes vitoriosas no duelo, que jogam em sistema eliminatório, em ida e volta, até a final.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas