Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Caboclo assume a presidência da CBF e anuncia criação de conselho de craques

Cafu, Ricardo Rocha, Jairzinho, Careca, Muricy Ramalho, Carlos Alberto Parreira, Zinho, Gilberto Silva e Juninho Paulista são os "conselheiros"

O novo presidente da CBF, Rogério Caboclo, tomou posse nesta terça-feira diante dos presidentes da Fifa e da Conmebol. Em seu discurso, o dirigente demonstrou que a confederação tem a preocupação de recolocar o futebol brasileiro no topo do cenário mundial e afirmou que a nova gestão combaterá internamente os desvios de conduta. Além disso, uma novidade anunciada foi a criação de um conselho de craques para refletir sobre o desenvolvimento do futebol brasileiro.

Depois de ocupar uma série de cargos dentro da entidade, sendo diretor financeiro e diretor executivo de gestão, o dirigente ocupará o lugar de Coronel Nunes, que presidia a confederação desde o afastamento de Marco Polo Del Nero, em dezembro de 2017.

Leia também

O alagoano Gustavo Feijó - ex-presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF) - também tomou posse na tarde desta terça-feira (9) para o novo mandato como vice-presidente da CBF, na gestão de Rogério Caboclo.

No discurso de posse, Caboclo enumerou algumas de suas qualidades e falou em "acelerar a nossa evolução", com o intuito de recuperar a hegemonia do futebol brasileiro no cenário internacional.

"Vivemos um momento decisivo, se queremos ter o melhor futebol do mundo. Precisamos acelerar a nossa evolução, dentro e fora do campo. Meu orgulho é do tamanho da responsabilidade que assumo hoje", afirmou o dirigente. "Quem me conhece, sabe que sou inconformado. Acredito que podemos fazer mais e melhor. Sou bom ouvinte, capaz de acolher críticas e de envolver mais gente no processo de decisão. Essa será duas marcas da minha gestão".

O novo presidente fez questão de apontar a integridade como um dos principais pilares da nova gestão, já que a imagem da CBF ficou desgastada por conta dos uma série de polêmicas sobre corrupção na entidade nos últimos anos.

"Nossa gestão será construída sob dois pilares: o da integridade e da eficiência. Não posso esconder o grau de consciência do desgaste de imagem que a CBF teve nos últimos anos", admitiu o presidente. "Vamos aumentar os controles de governança, risco e conformidade. Aplicaremos com toda energia o nosso código de ética. Não vou tolerar prática duvidosa ou desvio de conduta".

Conselho de craques

Uma das novidades da gestão de Caboclo é a criação de um conselho de craques, composto de ex-jogadores , que terá como função refletir sobre questões pertinentes ao desenvolvimento do futebol brasileiro. A mesa não discutirá apenas aspectos ligados ao esporte masculino, como também tratará sobre o futebol feminino, as categorias de base, o futebol de salão e o Beach Soccer.

Para o conselho, foram escolhidos os seguintes ex-jogadores: Cafu, Ricardo Rocha, Jairzinho, Careca, Muricy Ramalho, Carlos Alberto Parrera, Zinho, Gilberto Silva e Juninho Paulista. Além destes dez nomes, a CBF ainda escolheu Pretinha e Michael Jackson para representarem o futebol feminino.

"O conselho de craques será órgão consultivo, técnico e independente. Vai analisar e repensar todas as áreas do futebol, com o objetivo de melhorar a prática e as normas", explicou Caboclo. Dentre os temas sobre os quais o conselho discutirá, estão a melhoria na infraestrutura esportiva no país, o aperfeiçoamento do calendário e a criação de projetos sociais ligados ao futebol.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas