Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Brasília é descartada para final do Carioca entre Flamengo e Fluminense, e jogo será no Maracanã

Flamengo chegou a cogitar jogo no Mané Garrincha após negativa da Prefeitura do Rio de liberar público

O estádio Mané Garrincha foi descartado como palco da final do Carioca entre Flamengo e Fluminense. Foi uma decisão consensual. Além do gramado em manutenção, os envolvidos entenderam que não valia a pena todo o desgaste para tentar levar o jogo para Brasília, sem contar a logística para viabilizar a partida. Oficialmente, a Ferj invocou a prerrogativa da escolha na segunda-feira e, nesta terça, o Departamento de Competições da entidade bateu o martelo.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, chegou a confirmar o interesse de receber a partida e indicou mudanças em decreto para permitir a presença de público. Mas, nesta terça, afirmou que o gramado do estádio Mané Garrincha não teria condições de receber a final do Carioca.

Leia também

Procurado pelo ge, o Flamengo não vai se manifestar sobre o assunto, mas diz que respeita a decisão da entidade. O Fluminense afirmou, em seu site, que não aceitaria uma mudança para outro local. Veja a nota.

O Fluminense Football Club esclarece que não foi procurado e que, portanto, não teve ciência por nenhuma das partes envolvidas sobre a tentativa de mudança de local da partida. O Fluminense esclarece ainda que, mesmo que tivesse sido procurado para tal mudança, não a aceitaria, conforme já esclareceu a alguns jornalistas. A troca, sem justo motivo demonstraria infringência clara ao regulamento da competição previamente aprovado entre os clubes. Além disso, seria infringência das normas sanitárias de controle da pandemia.

A Ferj oficializou a manutenção do jogo para o Maracanã, em nota publicada no início da tarde desta terça. No documento, a entidade reafirma que cabe a ela o poder de escolher o local da partida. Mas que considerou "as atuais condições técnicas dos locais alternativos, principalmente o estado do gramado" para decidir manter a partida no Rio.

Na segunda-feira, a Ferj e o Flamengo cogitaram a possibilidade de realizar o segundo jogo da final do Campeonato Carioca em Brasília, com a expectativa de que fosse liberada a presença de público no Mané Garrincha, já que as autoridades sanitárias do Rio proibiram a entrada de torcedores no Maracanã, em razão da pandemia de Covid-19.

A tendência é que desta vez não haja convidados assistindo ao jogo, para evitar conflitos com a Prefeitura. No primeiro jogo da partida, 148 pessoas, além de dirigentes e delegações, estiveram nas arquibancadas como convidados. No dia seguinte, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou uma multa aos administradores do Maracanã.

Entenda:

Desde a última semana, antes mesmo do primeiro jogo da final do Carioca, o Flamengo demonstrou interesse em contar com torcedores no Maracanã, e recebeu apoio da Ferj. Em seguida, o clube tratou do tema com a Prefeitura que, inicialmente, vetou a liberação para a partida do último sábado, mas aceitou avaliar um plano de ações com protocolos de seguranças enviado por dirigentes do Rubro-Negro. O novo pedido também foi indeferido.

Entre as razões para não liberar torcedores no Maracanã está o atual estágio de risco de transmissão de Covid-19 na cidade. No momento, todo o município está em "bandeira laranja" o que significa alto risco de internação e óbitos, de acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico da Prefeitura.


				
					Brasília é descartada para final do Carioca entre Flamengo e Fluminense, e jogo será no Maracanã
Mapa de Risco de Covid-19, da Prefeitura do Rio, de 13/05/2021. Divulgação

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas