Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Brasil goleia Honduras e se classifica para decisão do ouro no futebol

No Maracanã com casa cheia, seleção faz 6 a 0 e espera Alemanha ou Nigéria

Não houve espaço para suspense, nervosismo, apreensão. Com uma atuação segura diante da fraca seleção de Honduras, o Brasil goleou por 6 a 0 na tarde desta quarta-feira, em um Maracanã quase lotado, e se classificou para a decisão da medalha de ouro no futebol. A final será no sábado, às 17h30m, novamente no Maracanã, contra o vencedor de Alemanha e Nigéria, que jogam às 16h desta quarta no Itaquerão, em São Paulo. Neymar (2), Gabriel Jesus (2), Marquinhos e Luan marcaram os gols da seleção do técnico Rogério Micale.

A vitória garantiu ao Brasil o posto de maior medalhista olímpico no futebol masculino, com seis medalhas. A seleção chegou ao Rio-2016 com três pratas (Los Angeles-1984, Seul-88 e Londres-2012) e dois bronzes (Atlanta-96 e Pequim-2008) na bagagem.

Leia também

Empolgada, a torcida gritou olé e cantou: "Ô Alemanha, pode esperar, a sua hora vai chegar".

- Estamos fortes e unidos, e com apoio do torcedor, vamos buscar esse ouro - disse o goleiro Weverton.

O zagueiro Marquinhos também festejou, e destacou o fato de a seleção não ter tomado gol nos cinco jogos que fez no torneio (0 a 0 com África do Sul e Iraque; 4 a 0 na Dinamarca; 2 a 0 na Colômbia; e 6 a 0 em Honduras):

- O começo foi duvidoso, mas crescemos na competição e agora chegamos muito fortes. Hoje foi um dia incrível, está todo mundo de parabéns. Estamos sem tomar gols, e isso nos deixa também muito felizes. A gente sabe, num mata-mata, como é importante não tomar gol, antes mesmo de fazer.

Muitos torcedores ainda estavam entrando no Maracanã quando o Brasil abriu o placar. A zaga hondurenha saiu jogando errado, Neymar roubou a bola e dividiu com o goleiro Lopez. Ela entrou mansamente quando o cronômetro marcava 14 segundos - o gol mais rápido da história dos Jogos Olímpicos e também da carreira de Neymar. Na conclusão do lance, o camisa 10 caiu de mau jeito e ficou sentindo. Foi atendido fora de campo e logo voltou.

Imagem ilustrativa da imagem Brasil goleia Honduras e se classifica para decisão do ouro no futebol
| Foto: FOTO: Reuters

E voltou endiabrado. Bem no jogo e chamando a responsabilidade, Neymar comandou a seleção e aos poucos foi irritando os jogadores hondurenhos. Acosta e Vargas receberam cartões amarelos com apenas dois minutos de intervalo por faltas por trás no camisa 10.

O Brasil jogava fácil, e perdeu ótima chance de ampliar aos nove minutos. Renato Augusto deu passe milimétrico para Luan, que chegou a driblar o goleiro, mas demorou a concluir e deu tempo para Lopez se recuperar e defender com o pé. Aos 25, Luan deu passe para Gabriel Jesus, que parecia adiantado, aparecer entre os zagueiros e tocar na saída do goleiro para ampliar: 2 a 0. Dez minutos depois, foi a vez de Neymar apostar na velocidade de Gabriel Jesus. O ex-atacante do Palmeiras, negociado com o Manchester City, ganhou na corrida de um zagueiro e bateu forte, pelo alto, para fazer 3 a 0.

A esta altura, as arquibancadas já estavam em festa no Maracanã. O tradicional grito de "mil gols, mil gols", que provoca os argentinos, até foi entoado, mas outra provocação ganhou espaço: "Ô Alemanha, pode esperar, a sua hora vai chegar". A torcida ensaiou ainda trechos de "Cidade Maravilhosa" e "Aquarela do Brasil" e cantou o Hino Nacional.

O segundo tempo foi quase uma obrigação protocolar. Honduras parecia mais preocupada em não sofrer uma goleada desmoralizante e o Brasil diminuiu um pouco ritmo, evitando maior desgaste em uma partida disputada sob um sol inclemente e calor de 30 graus. Mesmo assim, a seleção ampliou o placar. Após cobrança de escanteio aos cinco minutos, Marquinhos apareceu livre na pequena área para fazer o quarto.

Rogério Micale passou a preservar alguns jogadores, mandando a campo Luan, zagueiro do Vasco, no lugar de Rodrigo Caio e Felipe Anderson na vaga de Gabriel Jesus, que saiu muito aplaudido. Renato Augusto também ganhou o carinho da galera ao deixar o campo para a entrada de Rafinha Alcântara. Mesmo jogando quase em ritmo de treino, a seleção ainda aumentou a goleada. Aos 34, Felipe Anderson cruzou rasteiro da direita e Luan apareceu livre na pequena área para escorar para o gol. Aos 45, Luan foi derrubado na área. Neymar bateu com categoria e fechou o massacre.

O inédito ouro olímpico ficou mais perto. Só falta um passo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas