Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Brasil encara Itália em duelo de favoritos ao título no Mundial de vôlei

Finalistas da última Liga das Nações, seleções voltam a se enfrentar na abertura da segunda fase da competição, nesta terça, às 12h15; sportv2 transmite ao vivo, e ge acompanha em tempo real

O encontro já estava previsto. Mas, ao dar de cara com a Itália logo na primeira partida da segunda fase, o tempo acelerou. Nesta terça-feira, o Brasil encara as rivais em um duelo de favoritos ao título do Mundial feminino de vôlei. A seleção de José Roberto Guimarães tenta manter a postura da boa vitória sobre a China, no encerramento da primeira fase. Do outro lado, as italianas põem a invencibilidade à prova. As equipes vão à quadra do complexo Ahoy, em Roterdã, às 12h15. O sportv2 transmite a partida ao vivo, e o ge acompanha tudo em tempo real.

No Mundial, cada equipe classificada para a segunda fase carrega os resultados da primeira etapa. A seleção, por isso, ainda sente as dores da queda para o Japão. Com 12 pontos conquistados no grupo D, o Brasil vai brigar por uma das quatro vagas rumo às quartas de final.

Leia também

Depois de terminar na terceira posição de seu grupo na primeira fase, o Brasil larga atrás. A seleção começa a segunda etapa na quinta posição do grupo E. A Itália, com 15 pontos, lidera, logo à frente, também, de China, Bélgica e Japão, todos com 12 pontos. Ainda que tenha a mesma pontuação dos rivais, a seleção leva a pior nos critérios de desempate – média de sets e pontos.

Invicta até aqui, a Itália ainda não mostrou todo o seu potencial. Apesar de ter vencido todos os jogos da primeira fase, teve altos e baixos nas cinco partidas que disputou até aqui. As atuais campeãs da Liga das Nações, porém, contam com a força de Paola Egonu. Melhor atacante do mundo na atualidade, a oposta é a principal arma do time rival.

Capitã do Brasil, Gabi conhece bem a rival. As duas duelam pelo posto de melhor jogadora do mundo da atualidade. A ponteira brasileira, porém, acredita que o principal é manter a agressividade da vitória contra a China.

- A Itália é um dos grandes favoritos. Mas vai ser bom para a gente, já começar essa fase com muita agressividade, sabendo que a gente precisa entrar com tudo. Foi exatamente assim que terminamos a primeira fase, na partida contra a China. Conversamos muito sobre como foi nossa energia, nossa agressividade e comportamento dentro de quadra. É o que a gente quer fazer. Claro, estudar a Itália, entender o que a gente pode fazer para buscar o melhor da Egonu e dificultar a vida dela contra a gente - disse Gabi.

Zé Roberto concorda. Ao analisar o forte time da Itália, vai além de Egonu. Espera, porém, que o time mostre a disposição da partida contra a China. No treino de segunda-feira, o primeiro em Roterdã, o técnico repetiu à exaustão as possibilidades de ataque da oposta. Orientou nos posicionamentos, mexeu no bloqueio. Tudo para preparar o time para o duelo desta terça.

- A Itália é um time que está em uma fase muito boa, campeã da Liga das Nações. É um time muito consistente, no seu poder ofensivo e defensivo também. O ponto mais forte, na saída de jogo e nos contra-ataques, é a Egonu, uma das melhores atacantes do mundo, se não for a melhor. A gente precisa ter saque e bloqueio agressivos. Principalmente nos momentos mais críticos do jogo, com certeza é a Egonu quem vai receber essa bola.

Detalhes do confronto entre Brasil e Itália

Total de jogos: 77

Vitórias do Brasil: 59

Vitórias da Itália: 18

  • Brasil e Itália voltam a se enfrentar após quase 3 meses. A última partida foi em julho, na final da Liga das Nações. A Itália levou a melhor na ocasião, vencendo por 3 sets a 0 (25/23, 25/22 e 25/22);
  • Brasil e Itália têm um retrospecto recente equilibrado. Nas últimas 10 partidas entre as seleções, foram seis vitórias do Brasil e quatro da Itália;
  • Brasil e Itália voltam a se enfrentar em um jogo de Mundial após oito anos. O último confronto em Mundiais foi na edição de 2014: Brasil 3x2 Itália, na disputa pelo 3º lugar;
  • Esse será o quarto jogo entre Brasil e Itália na história dos Mundiais. Nos três confrontos anteriores, foram 3 vitórias do Brasil:

- 1990: 3x0 (15/5, 15/4 e 15/11);

- 2010: 3x0 (25/16, 25/19 e 25/7);

- 2014: 3x2 (25/15, 25/13, 22/25, 22/25 e 15/7) - disputa pelo 3º lugar

Formato de disputa

Na primeira fase do Mundial, os países foram divididos em quatro grupos de seis e os quatro mais bem colocados de cada chave avançaram. Agora, as equipes se juntam em dois novos grupos, E e F, para a segunda fase, sem repetir os confrontos da etapa anterior, e as quatro primeiras de cada chave avançam às quartas de final. A decisão do Mundial acontece no dia 15 de outubro, em Apeldoorn, na Holanda.

Bicampeão olímpico no vôlei feminino, o Brasil busca um inédito título no Campeonato Mundial. A seleção foi vice-campeã em três oportunidades, perdendo uma vez para Cuba e duas para a Rússia. O último Mundial Feminino foi disputado em 2018, no Japão, e as brasileiras não passaram da segunda fase.

Jogos do Brasil na segunda fase do Mundial

  • Terça-feira - 04/10

12h15 - Itália x Brasil

  • Quinta-feira - 06/10

11h - Brasil x Porto Rico

  • Sexta-feira - 07/10

15h15 - Brasil x Holanda

  • Sábado - 08/10

12h - Brasil x Bélgica

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas