O Botafogo está classificado às semifinais da Libertadores. A equipe comandada por Artur Jorge superou o São Paulo no MorumBis, nos pênaltis, e garantiu classificação à próxima fase das competição. Assim, o Glorioso igualou sua melhor campanha na história do torneio após 51 anos de espera, e o futebol apresentado prova que há espaço para mais.
A última vez em que o Alvinegro chegou tão longe em Libertadores foi em 1973. Na ocasião, o Botafogo superou Peñarol, Nacional e Palmeiras na fase de grupos. Desta forma, chegou como favorito na fase semifinal, que era disputada em formato de hexagonal. No entanto, o desempenho não foi correspondente às expectativas e o clube acabou eliminado.
Leia também
Além disso, o Botafogo também esteve nas semifinais em 1963, em sua primeira participação na história da competição. Naquela edição, o Alvinegro liderou o grupo 1, que contava com Alianza Lima, do Peru, e Millonarios, da Colômbia para avançar. Nas semis, foi goleado pelo Santos de Pelé por 4 a 0.
Agora, o Glorioso iguala suas melhores campanhas na Libertadores com credenciais para mais. A equipe de Artur Jorge eliminou Palmeiras e São Paulo, tricampeões da competição, durante a fase mata-mata. Além disso, as atuações do time, que lidera o Campeonato Brasileiro, o colocam como um dos principais candidatos ao título continental.
Antes da possível decisão contra Atlético-MG ou River Plate, há mais um adversário a ser batido. O Botafogo espera o vencedor do confronto entre Peñarol e Flamengo, nesta quinta-feira (26), para saber quem irá enfrentar na próxima fase. Os uruguaios tem a vantagem após vencerem os rubro-negros por 1 a 0, no Maracanã.