Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Após 53 anos, Palmeiras volta a decidir uma Libertadores no Uruguai e sonha com desfecho diferente

Em 1968, na decisão diante do Estudiantes, da Argentina, Verdão foi até o Estádio Centenário para o último jogo da melhor de três, mas acabou derrotado pelos hermanos

O Palmeiras se prepara para mais uma final de Copa Libertadores em sua história. Desta vez o palco é um velho conhecido: o Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, onde disputou o terceiro jogo da decisão de 1968. Naquela oportunidade, o resultado não foi o esperado, já que o time saiu derrotado por 2 a 0 pelo Estudiantes, da Argentina, ficou como vice-campeão.

A competição continental era disputada no sistema "melhor de três" partidas, sendo que a primeira aconteceu em em La Plata, na Argentina, com vitória de virada do Estudiantes por 2 a 1. Em sua casa, o time argentino contou com gols de Juan Verón (pai de Juan Sebastián Verón) e de Flores. Servílio marcou para o Verdão, que precisaria vencer em casa para poder chegar ao terceiro duelo.

Leia também

No Brasil, a casa escolhida pelo Palmeiras foi o Pacaembu. Publicações da época apontavam para um público de 37 mil pessoas no estádio. No entanto, quem esteve lá não acredita nesses números e destaca que as arquibancadas não abrigaram apenas palmeirenses, mas também torcedores rivais.

- Eu estava agarrado na grade do Pacaembu e o estádio estava abarrotado de gente, havia muito mais do que 37 mil pessoas, com certeza. Os torcedores dos quatro grandes clubes estavam na arquibancada torcendo para o Palmeiras, como se o Palmeiras fosse o Brasil naquela Libertadores. Havia um movimento patriótico nesse sentido, que acabou movendo a torcida naquele dia - relatou Domingos Antonio, torcedor palmeirense que tinha 16 anos na época.

A força da arquibancada deu certo e o Palmeiras conseguiu uma vitória por 3 a 1, com gols de Tupãzinho (duas vezes) e Rinaldo. Pelo lado do Estudiantes, Juan Verón novamente deixou sua marca. Dessa forma, haveria o terceiro jogo e o palco escolhido foi o Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. Algo que foi encarado como um benefício aos argentinos pela proximidade dos países.

Em território uruguaio, o duelo não terminou bem para o Verdão, que foi derrotado pelo Estudiantes por 2 a 0, com gols de Ribaudo e de Juan Verón, de novo ele. No livro "Divino - A vida e a arte de Ademir da Guia", do autor Kleber Mazziero de Souza, o volante Dudu, que estava naquele jogo, falou do tema.

- Nós tínhamos muitos jogadores machucados, outros sem contrato, jogadores se adaptando... Enfim, não tínhamos um bom elenco. Além disso, marcaram o terceiro jogo num campo neutro, só que Montevidéu é muito próximo de La Plata. A torcida deles era muito maior. No jogo, marcaram muito bem o Ademir (da Guia) e a gente não teve como ganhar - relembrou o ídolo alviverde.

A reportagem do LANCE! tentou contato com Dudu para falar daquela partida, mas aos 82 anos, o ex-volante preferiu não dar entrevista, pois segundo ele "o computador já está fora de serviço" e não se lembraria de muita coisa.

Neste sábado, diante do Flamengo, 53 anos depois de sua última decisão de Libertadores no Uruguai, o Palmeiras espera conseguir um desfecho diferente, dessa vez "dividindo" o estádio com a torcida adversária e trazendo para São Paulo uma taça que as lendas Dudu e Ademir da Guia não puderam trazer.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas