Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > NACIONAL

Adriano Imperador será homenageado na Calçada da Fama do Maracanã

Adriano será o 123º atleta, o 104º do futebol, a entrar na galeria que, entre outros craques, tem Pelé, Garrincha, Zagallo, Marta, Ademir Menezes, Vavá, Rivellino, Romário, Zico, Roberto Dinamite

A Vila Cruzeiro terá seu filho mais ilustre na galeria de craques que deixaram suas pegadas no maior estádio do Brasil. O ex atacante Adriano, 39 anos, será o próximo homenageado da Calçada da Fama do Maracanã.

A diretoria da Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro) escolheu o jogador que ainda não foi informado oficialmente. A cerimônia só será marcada quando for autorizada a presença de público nos estádios, o que está proibido no Brasil em virtude da pandemia de Covid-19.

Leia também

- A ideia é homenagear Adriano quando o público já puder assistir aos jogos no Maracanã. Porque a identificação de Adriano com a torcida do Flamengo e a torcida brasileira é muito grande. Então, fica sem sentido a gente convidar o Adriano agora e fazer a cerimônia sem torcida – explica Adriano Santos, presidente da Suderj.

Adriano será o 123º atleta, o 104º do futebol, a entrar na galeria que, entre outros craques, tem Pelé, Garrincha, Zagallo, Ademir Menezes, Vavá, Rivellino, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Romário, Zico, Roberto Dinamite. Seis vezes escolhida a melhor jogador do mundo, Marta também está na Calçada da Fama, que também homenageou estrangeiros como Eusébio, Beckenbauer, Petkovic, Ghiggia e Messi, além de atletas de outros esportes.

Adriano em 2009 pelo Flamengo
Adriano em 2009 pelo Flamengo | Foto: Fábio Motta; Ag. Estado

Dos 46 gols que Adriano marcou pelo Flamengo, 27 foram no estádio. No Maracanã, o atacante comemorou três títulos, todos pelo time rubro-negro, os cariocas 2000, 2001 e Brasileirão 2009, num ano em que foi artilheiro da competição com 19 gols – 13 deles no Maracanã.

- O Imperador é um dos ex atletas mais queridos do país por sua trajetória não só pelo Flamengo mas por tudo que ele representou na seleção brasileira, no futebol italiano, e, dessa forma, a gente entende que os pés dele tem que fazer parte como outros grandes atletas já fizeram na calçada da fama do Maracanã – disse o presidente da Suderj.

A Calçada da Fama foi inaugurada no ano 2000, na celebração dos 50 anos do Maracanã. Durante as obras no estádio para o Pan de 2007 e a Copa do Mundo de 2014 o acervo foi removido para salas e até banheiros do Maracanãzinho. Foi preciso um trabalho de identificação e até restauração de algumas peças para trazê-las de volta ao espaço reservado à Calçada da Fama no estádio. Para evitar perdas futuras, a Suderj e a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro iniciaram um processo de digitalização das pegadas.

- O maior patrimônio da Suderj é seu acervo então a gente está catalogando e digitalizando as pegadas dos atletas que já emprestaram seus pés – explica Adriano Santos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas