Yan Couto já é jogador do Borussia Dortmund. O clube alemão ainda prepara o anúncio, mas o lateral-direito já desembarcou na Alemanha nesta sexta-feira e iniciou os treinamentos.
Para ficar com o brasileiro, o atual vice-campeão da Champions pagará 25 milhões de euros (R$ 157 mi) mais bônus que podem fazer a transação ultrapassar os 30 milhões de euros (R 188 mi) ao Manchester City. Tudo isso após Yan entrar em campo apenas cinco vezes na temporada, uma vez que o acordo no papel é inicialmente de empréstimo para evitar limitação aos Borussia por conta do Fair-Play financeiro.
Leia também
A cláusula simples para obrigação de compra é protocolar e habitual no futebol europeu. Yan Couto assinará por cinco temporadas com os alemães após defender Braga e Girona por empréstimo durante o período em que teve contrato em vigor com o Manchester City.
As metas para alavancar o valor da compra estão relacionadas a performance do Borussia nos próximos anos. A medida que o clube tiver boas participações tanto na Bundesliga quanto na Champions, o City recebe novas parcelas que somarão pouco mais de 5 milhões de euros.
As negociações tiveram início em julho e com o ok do Manchester City, o Borussia enviou um representante a Curitiba para tratar dos detalhes finais com o jogador, que está de férias após a disputa da Copa América. O dirigente alemão tratou dos detalhes finais da negociação no Brasil com Lukas Lins, representante do CAA Stellar, grupo inglês que gere a carreira de Yan Couto.
Yan Couto somou dois gols e oito assistências na surpreendente campanha do Girona, que terminou na terceira colocação em La Liga e conseguiu a vaga inédita na Champions League. Comprado pelo Manchester City ao Coritiba em 2020, após ser campeão Mundial Sub-17, o lateral tinha renovado recentemente o contrato até meados de 2026 e recebeu contatos também do Bayer Leverkusen e da Juventus.
,
O Borussia Dortmund, por sua vez, foi quem apresentou as melhores condições ao Grupo City. Desde que chegou à Europa, Yan Couto defendeu o Girona por três temporadas e o Braga, de Portugal, em 2021/22.
Pela seleção brasileira, o lateral-direito soma três convocações, quatro jogos e uma assistências. Presente na lista de Dorival Júnior, não chegou a entrar em campo na Copa América, mas deu passe para gol de Martinelli em amistoso preparatório diante do México, em junho.