Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

WTA suspende torneios de tênis na China em resposta a caso Peng Shuai

A decisão foi oficializada pelo presidente da entidade, Steve Simon, concretizando o que havia sido anunciado em tom de ameaça no último mês.

A WTA (Associação do Tênis Feminino) anunciou nesta quarta-feira (1º) que todos os torneios da entidade na China estão suspensos.
A decisão foi oficializada pelo presidente da entidade, Steve Simon, concretizando o que havia sido anunciado em tom de ameaça no último mês.
A tensão entre a WTA e o país se iniciou após a tenista Peng Shuai, estrela chinesa do tênis, ter acusado o ex-vice-premiê Zhang Gaoli de forçá-la a ter relações sexuais.
No último dia 19, Simon disse que estava disposto a interromper os negócios com a China e "lidar com as complicações que vêm com isso" caso não houvesse avanço nas investigações.
No comunicado desta quarta, o dirigente afirma não ver "como posso pedir às nossas atletas para competir lá, quando Peng Shuai não tem permissão para se comunicar livremente e aparentemente foi pressionada a contradizer sua alegação de agressão sexual".
"Dada a situação atual, também estou muito preocupado com os riscos que todas as nossas jogadoras e equipes poderiam enfrentar se realizássemos eventos na China em 2022", continuou.
A decisão é um marco nas relações de entidades esportivas com o país que sediará as Olimpíadas de Inverno em fevereiro de 2022 e constitui um mercado importante para o esporte global.
Em 2019, a WTA realizou nove torneios na China. Desde então, todos os campeonatos internacionais de tênis marcados no país acabaram cancelados por causa da pandemia da Covid-19. Há três anos, a entidade havia celebrado a assinatura de um grandioso contrato com a cidade de Shenzhen para sediar o WTA Finals, evento com as melhores tenistas da temporada.
O paradeiro de Peng Shuai tornou-se uma preocupação internacional por quase três semanas depois que ela publicou uma mensagem nas redes sociais afirmando que Zhang Gaoli a havia agredido sexualmente.
Após vários dias sumida, a atleta reapareceu no último dia 21, em Pequim, e fez uma videochamada com o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, mas a WTA disse que o episódio não aliviou as preocupações sobre seu bem-estar.
O COI, por sua vez, foi acusado de querer apenas aliviar a pressão diplomática sobre a realização dos Jogos Olímpicos no país daqui a dois meses.
"Nada disso é aceitável nem pode se tornar aceitável. Se pessoas poderosas puderem suprimir as vozes das mulheres e varrer as acusações de agressão sexual para debaixo do tapete, então a base sobre a qual a WTA foi fundada –igualdade para as mulheres– sofreria um retrocesso imenso", declarou Simon.
"Lamento muito que tenha chegado a este ponto. As comunidades do tênis na China e em Hong Kong estão repletas de ótimas pessoas com quem trabalhamos há muitos anos", completou o dirigente, deixando ainda uma porta aberta para eventual mudança de posição no futuro.
"A menos que a China dê os passos que solicitamos, não podemos colocar nossas jogadoras e equipes em risco realizando eventos na China. Os líderes da China deixaram a WTA sem escolha. Continuo esperançoso de que nossos apelos sejam ouvidos e que as autoridades chinesas tomem medidas para tratar legitimamente dessa questão", encerrou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas