Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Verstappen vence em estreia na RBR e faz história. Hamilton e Nico batem

Com apenas 18 anos, holandês fatura GP da Espanha e se torna o mais jovem a vencer na Fórmula 1. Felipe Massa termina em 8º, e Felipe Nasr, em 15º

A história do GP da Espanha mudou logo nas primeiras curvas, quando os companheiros de Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, bateram brigando pela primeira posição e abandonaram. Sessenta e seis voltas depois, mudava também a história da Fórmula 1. Sem as Flechas de Prata na prova, a disputa pela vitória ficou entre os pilotos da RBR e da Ferrari. E superando todas as expectativas, quem recebeu a bandeira quadriculada em primeiro foi o mais jovem deles, Max Verstappen, de 18 anos. O mais jovem de todos que já venceram na categoria máxima do automobilismo mundial. Tudo isso em sua estreia pela RBR. Até a prova anterior ele corria pela coirmã STR.

Largada: Hamilton até que largou bem e manteve a ponta nos primeiros metros. Mas Rosberg pegou o vácuo, colocou por fora na curva 1 e fez uma bela ultrapassagem para assumir a ponta.

Leia também

1ª volta: Inconformado com a possibilidade de mais um revés para o alemão, o inglês tentou dar o bote logo na curva seguinte. Mas Nico fechou a porta. Sem espaço, Hamilton foi para a grama e acabou abalroando o carro do parceiro, o que resultou no abandono das duas Mercedes. O acidente provocou a entrada do safety car. Quem assumiu a liderança foi Daniel Ricciardo, seguido pelo novo parceiro de RBR, Max Verstappen. Em terceiro aparecia o espanhol Carlos Sainz Jr., da STR, que havia largado em oitavo. Na sequência, vinham as duas Ferraris, de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Felipe Massa aparecia em 16º, e Felipe Nasr em 17º.

4ª volta: Após três voltas com o safety car na pista, a relargada foi dada. Ricciardo manteve a liderança, seguido por Verstappen, Sainz, Vettel, Raikkonen e Bottas.

8ª volta: Vettel deu o bote para cima de Sainz e assumiu a terceira colocação. Em 16º, Felipe Massa fez seu primeiro pit stop, coloca um jogo de pneus médios e retorna em 18º.

9ª volta: Na sequência, foi a vez de Raikkonen tentar passar o espanhol. Mas o piloto da STR fechou a porta e o finlandês da Ferrari chegou a sair da pista para não colidir.

10ª volta: Um giro depois, Kimi conseguiu deixar Sainz para trás e assumiu o 4º lugar.

11ª volta: Em 5º, Sainz fez seu primeiro pit stop.

12ª volta: Primeiro colocado, Ricciardo faz sua primeira parada. Verstappen assume a liderança provisória.

13ª volta: Verstappen vai para os boxes e liderança passa para Vettel.

15ª volta: Vettel encerrou a rodada de pit stops para os ponteiros. Com isso, a classificação passou a ser Ricciardo, Verstappen, Vettel, Raikkonen e Bottas. Todos com pneus macios.

18ª volta: Fazendo corrida de recuperação, Massa entrou na zona de pontuação, em décimo. Felipe Nasr aparecia em 18º.

20ª volta: Ricciardo mantinha vantagem de 1s5 para Verstappen, enquanto Vettel, aos poucos, se aproximada da dupla da RBR.

22ª volta: Com um princípio de incêndio na Force India, Nico Hulkenberg abandonou a prova.

24ª volta: Massa abre segunda rodada de pit stops, troca os pneus médios por macios e retorna em 13º.

29ª volta: Na ponta, Ricciardo para nos boxes para o seu segundo pit stop e coloca um jogo de pneus macios. Verstappen assume a ponta

30ª volta: Vettel segue estratégia de Ricciardo e visita aos boxes uma volta depois.

35ª volta: Verstappen alonga segundo stint e para nos boxes seis voltas depois de Ricciardo, que reassumiu a ponta. O holandês, que colocou pneus médios, retornou em terceiro, perdendo a posição para Vettel.

36ª volta: Raikkonen fez sua parada uma volta depois de Max Verstappen e retornou em 4º. Após a segunda rodada de pit stops, Massa aparecia em 9º.

37ª volta: Estranhamente, Vettel precisou retornar aos boxes após apenas 11 voltas com pneus macios, colocou jogo de compostos médios e caiu para 4º. Ricciardo seguia na ponta, com 10s de vantagem para Verstappen, 12s para Raikkonen e 18s para Vettel.

42ª volta: Com pneus macios desgastados, Ricciardo começou a ver os rivais reduzirem a desvantagem. Verstappen já aparecia apenas 7s atrás, Raikkonen 10s e Vettel 15s.

44ª volta: Ricciardo vai para sua terceira parada nos boxes, volta para os pneus médios e retorna em 4º, a 15 segundos do novo líder Max Verstappen. O holandês, por sua vez, recebia a pressão de Raikkonen, que já se encontrava a menos de 1s do piloto da RBR e passava a poder abrir a asa móvel.

47ª volta: Fernando Alonso, que se encontrava em 12º, abandona com problemas na McLaren

52ª volta: Verstappen e Raikkonen protagonizavam um duelo psicológico de gerações pela liderança. Mais velho do grid, o finlandês, 36 anos, reduzia de pouquinho em pouquinho a diferença para o holandês, o mais jovem da F1, com 18.

55ª volta: Mais atrás, Ricciardo, o quarto, se aproximava de Vettel, o terceiro. Por terem uma parada nos boxes a mais, ambos seguiam de olho na vitória.

60ª volta: Ricciardo, enfim, deu o bote para cima de Vettel. Os dois quase se tocaram, mas o alemão foi rápido para evitar o choque, dar o "X" no ex-companheiro e retomar a terceira posição. Lá na frente, Verstappen e Raikkonen seguiam na pista sem dar indícios de que poderiam fazer mais um pit stop

65ª volta: Depois de exigir muito dos pneus nas tentativas de ultrapassagem sobre Raikkonen, Ricciardo começou a perder rendimento, fruto de um esvaziamento do composto traseiro esquerdo, que furou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas