Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Verstappen ultrapassa Hamilton na última volta em Abu Dhabi e é campeão da F1

Holandês largou da pole position no GP de Abu Dhabi e chegou a perder liderança para rival, mas recuperou posição na volta final após safety car para se tornar o primeiro holandês campeão da história; Hamilton e Sainz completam pódio

Com emoção da largada até a bandeirada, Max Verstappen reconquistou na volta final a liderança do GP de Abu Dhabi que perdeu no início da corrida neste domingo, para abraçar a vitória que lhe rendeu seu primeiro título da carreira na Fórmula 1. O holandês foi ultrapassado por Lewis Hamilton na largada e chegou a tocar no rival na curva 1, mas contou com um safety car acionado por Nicholas Latifi nas últimas voltas para se aproximar do rival e ultrapassá-lo no 58º giro. Carlos Sainz completa o pódio, em terceiro.

A dupla protagonizou uma rivalidade ferrenha. Revezando-se na liderança do campeonato de pilotos ao longo do ano, chegaram no Circuito de Yas Marina empatados em 369,5 pontos. Com o triunfo e a volta mais rápida, Verstappen anotou 26 tentos que lhe mantiveram na ponta do Mundial, com 395,5 pontos - oito a mais que Hamilton.

Leia também

Hamilton liderou as 57 das 58 voltas da prova no Circuito de Yas Marina. Porém, o safety car que decidiu o resultado da corrida e do campeonato veio no 54º giro: Nicholas Latifi, da Williams, bateu na barreira de proteção na curva 9 quando disputava uma posição com Mick Schumacher.

Assim como as etapas anteriores, o GP de Abu Dhabi teve contato entre os protagonistas do campeonato: depois de perder a liderança na largada, Verstappen espalhou o carro sobre o rival da Mercedes. Os dois chegaram a tocar pneus, mas Hamilton manteve a posição ao sair pela área de escape.

A disputa deste domingo marcou uma série de despedidas: Kimi Raikkonen deixa a Alfa Romeo e a F1 após 20 anos na categoria; seu colega de equipe Antonio Giovinazzi, que não teve o contrato renovado, seguirá para a Fórmula E em 2022. O finlandês será substituído pelo compatriota Valtteri Bottas, que deixou a Mercedes para dar lugar a George Russell; o britânico de 23 anos se despediu da Williams.

O grid ficou menor que nas provas anteriores do campeonato, já que Nikita Mazepin, da Haas, testou positivo para o coronavírus antes da largada. O brasileiro Pietro Fittipaldi, reserva da equipe, não participou de nenhuma sessão livre ou classificou-se com o carro do time americano. Por isso, Mazepin não pôde ser substituído e a Haas correu apenas com Mick Schumacher.

O GP de Abu Dhabi foi a 22ª e última etapa da temporada 2021. A F1 retorna em 20 de março de 2022, com o GP do Bahrein, no Circuito de Sakhir.

A largada

Hamilton reagiu primeiro e ultrapassou Verstappen na reta com facilidade. Porém, o holandês veio por fora na curva 1 e espalhou o carro sobre o rival, tocando o pneu dianteiro esquerdo do piloto da Mercedes com seu traseiro direito. Apesar do contato, o britânico desviou pela área de escape e manteve a posição.

Logo atrás, Sergio Pérez mergulhou da quarta colocação e assumiu o terceiro posto de Lando Norris, que saiu da pista e caiu para quinto. Com o erro do britânico da McLaren, Carlos Sainz subiu de quinto para quarto lugar. Colega de Hamilton na Mercedes, Valtteri Bottas largou em sexto lugar e caiu para oitavo, superado por Charles Leclerc e Yuki Tsunoda.

Momentos-chave

  1. Apesar das reclamações da RBR pelo rádio a Michael Masi, diretor de provas da Federação Internacional do Automobilismo, Hamilton foi isento de qualquer investigação por manter a liderança fora da pista e já abriu 2s de vantagem sobre Verstappen na volta 6. Masi justificou a decisão dos comissários pelo fato do britânico ter sido empurrado para fora da pista pelo rival.
  2. Na volta 12, Hamilton já abria 5s sobre Verstappen, calçando pneus médios. O holandês, perseguindo o rival da Mercedes, potencializou o desgaste dos compostos macios com os quais largou e alertou a RBR pelo rádio.
  3. A sessão de pit stops começou na volta 14, com Verstappen visitando os boxes em uma rápida parada e trocando os pneus macios pelos duros. Ele voltou em quinto lugar, atrás de Norris, enquanto Leclerc pouco atrás passou direto pela área de escape e caiu para sétimo.

Hamilton parou no 16º giro, trocando os pneus médios pelos de faixa branca (duros). Com a parada do britânico, Pérez assumiu a liderança provisória; logo atrás, Bottas seguiu preso em oitavo.

4. Verstappen ultrapassou Norris e suou por uma volta inteira para enfim passar Sainz, no 18º giro, e assumir a terceira colocação. Na volta 20, Hamilton protagonizou um dos momentos mais tensos da corrida, quando teve que batalhar com Pérez para recuperar a liderança.

O britânico cercou o mexicano para superá-lo, mas o segundo piloto da RBR devolveu em X e retomou a liderança. No giro seguinte, hamilton tentou um novo bote, porém, ficou no limite com a defesa de Pérez. A manobra de Checo beneficiou Verstappen, que baixou sua desvantagem sobre o piloto da Mercedes de 7s para apenas 2s. Hamilton, no entanto, conseguiu enfim reassumir a ponta da prova.

5. O 349º e último GP de Kimi Raikkonen na F1 terminou mais cedo, após o finlandês travar os pneus e colidir com a barreira de proteção na curva seis, na volta 29. Campeão mundial em 2007 pela Ferrari, o piloto da Alfa Romeo se aposentará após duas décadas na categoria.

Pouco depois, foi a vez de George Russell se retirar de sua última corrida pela Williams, com um problema na caixa de câmbio.

6. O carro de segurança virtual foi acionado na volta 37 para a remoção do carro de Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo. O italiano também se despede da equipe neste GP de Abu Dhabi; ele teve sua corrida final encerrada prematuramente por um problema de câmbio.

7. A RBR aproveitou o carro de segurança virtual para convocar Verstappen e Pérez aos boxes, dando aos dois novos conjuntos de pneus duros. A dupla voltou para a pista na mesma posição em que a deixaram, respectivamente segundo e terceiro - com Hamilton anotando 17s de vantagem sobre o holandês.

8. A dez voltas para a bandeirada, Verstappen conseguiu reduzir progressivamente a desvantagem para Hamilton, mas ainda registrando 11s de desvantagem.

09. Drama no fim: a quatro giros para a bandeirada, Nicholas Latifi bate após tocar pneus com Mick Schumacher em uma disputa por posição, na curva 9. O canadense da Williams atingiu com força a barreira de proteção; ele saiu do carro sem problemas, mas acionou um inevitável safety car que só deixou a pista a uma volta para o final.

A RBR decidiu convocar Verstappen para adotar pneus macios, mas a Mercedes determinou que Hamilton permanecesse na pista. Enquanto isso, Pérez também abandonou.

10. Em segundo lugar, Verstappen se aproximou da roda de Hamilton antes mesmo da bandeira verde liberar a disputa. Com a autorização da direção de prova, o britânico disparou na frente, mas foi ultrapassado pelo piloto da RBR na curva 5, perdendo a liderança. Hamilton ainda tentou responder na curva 9, mas sem sucesso.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas