Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Veja quais recordes Lewis Hamilton pode quebrar na Fórmula 1 em 2022

Heptacampeão da Mercedes terá como principal objetivo de sua 16ª temporada na categoria isolar-se como maior campeão da história, superando Michael Schumacher

Apesar da dolorosa derrota no fim da temporada 2021 para o rival Max Verstappen, Lewis Hamilton encerrou o último campeonato da Fórmula 1 acumulando mais uma série de recordes e já prometeu que vai voltar mais forte em 2022, no Mundial que começa em 20 de março. E esse ano, o britânico pode alcançar outras marcas importantes, dentre as quais está o inédito octacampeonato mundial. Confira a lista!

1 - Títulos absolutos

Hamilton igualou a marca antes inédita do alemão Michael Schumacher ao conquistar seu sétimo título mundial em 2020. Chegou perto de superá-la em 2021, mas uma ultrapassagem decisiva de Verstappen e também polêmicas da direção de prova no GP de Abu Dhabi adiaram a conquista.

Leia também

Apesar da mudança no regulamento técnico da F1, a Mercedes foi um dos destaques da pré-temporada em Barcelona e pode colocar o britânico no páreo pelo título em 2022.

2 - Vitórias consecutivas

O recorde que pertence desde 2013 ao alemão Sebastian Vettel, dono de nove vitórias sucessivas, é outra que pode ser quebrada por Hamilton em 2022 - caso se confirme o nono ano da hegemonia de sua equipe. O heptacampeão vem batendo na trave desta marca há, pelo menos, sete anos: sua melhor marca pessoal até agora foi de cinco triunfos em 2020, entre os GPs de Eifel e Bahrein.

3 - Vitórias consecutivas em um único GP

Em 2021, Hamilton venceu o GP da Espanha e igualou o recorde de Ayrton Senna de cinco vitórias consecutivas em uma única corrida, estabelecida pelo brasileiro no GP de Mônaco em 1993. Se vencer a prova espanhola deste ano, prevista para 22 de maio, o piloto da Mercedes se isolará como o maior vencedor de edições consecutivas de uma única etapa, somando triunfos entre 2017 e 2022.

4 - Vitórias na mesma pista

Detentor de oito vitórias no Circuito de Hungaroring, palco do GP da Hungria, Hamilton perdeu a chance de vencer a prova em 2021 após largar da pole devido a uma série de eventos que culminaram com a inédita vitória de Esteban Ocon, da Alpine.

Ainda assim, o piloto da Mercedes segue empatado com Schumacher neste quesito, uma vez que o alemão faturou oito triunfos em Magny-Cours, na França. Se vencer a etapa de 31 de julho no autódromo húngaro, Hamilton deixará para trás a marca do heptacampeão. Ele ainda pode fazê-lo no GP da Inglaterra, agendado para 3 de julho, depois de faturar seu oitavo triunfo na edição 2021 da etapa.

5 - Vitórias na temporada

Ninguém conseguiu bater o recorde de Schumacher e Vettel de vitórias em uma temporada: 13, respectivamente em 2004 e 2013. Max Verstappen chegou perto com dez triunfos no último ano; porém, Hamilton foi quem mais se aproximou desse número com 11 conquistas em 2014, 2018, 2019 e 2020. Ele é um forte candidato a alcançar o feito em 2022, com 23 corridas previstas no calendário.

6 - Pódios consecutivos

Hamilton ultrapassou Schumacher em 2020 para se tornar o piloto com mais aparições no pódio e ampliou a marca em 2021, figurando entre os três primeiros em 17 das 22 corridas. O desafio agora é fazê-lo em 19 ou mais provas consecutivas para derrubar outra marca do alemão, que o fez entre 2001 e 2002. A partir de seu segundo lugar no GP dos Estados Unidos de 2021, Hamilton começará 2022 com a contagem em seis pódios.

Lewis Hamilton e Max Verstappen se cumprimentam no pódio do GP dos EUA
Lewis Hamilton e Max Verstappen se cumprimentam no pódio do GP dos EUA | Foto: Chris Graythen/Getty Images

7 - Pole positions consecutivas

Com a forte concorrência de Verstappen em 2021, Hamilton só obteve duas poles positions consecutivas no último ano: no Catar e na Arábia Saudita. O dono do recorde absoluto é Senna, que largou na frente em oito corridas sucessivas entre 1988 e 1989. Hamilton chegou muito perto desse número ao fazê-lo em sete corridas no ano de 2015, e pode superar seu ídolo em 2022.

8 - Mais poles em uma temporada

Vettel conseguiu a impressionante marca de 15 poles em 19 etapas da temporada 2011, quando se tornou bicampeão com a RBR. Hamilton, por sua vez, teve 2016 como o ano em que largou da ponta mais vezes, em 12 ocasiões. No campeonato passado, porém, ele faturou apenas cinco poles contra dez de Verstappen.

9 - Poles em uma única pista

Com o retorno do GP da Austrália para a F1 após dois cancelamentos (2020 e 2021) devido à pandemia do coronavírus, Hamilton terá mais uma oportunidade de superar Senna no número de poles em um único circuito: ambos estão empatados em oito; no Circuito de Albert Park, para o britânico, e no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, palco do GP de San Marino, para o brasileiro. A etapa australiana está agendada para 10 de abril.

Largada do GP da Austrália da F1 em 2019, com Hamilton na ponta
Largada do GP da Austrália da F1 em 2019, com Hamilton na ponta | Foto: Chris Putnam / Barcroft Media via Getty Images

10 - "Hat trick" da F1

Schumacher é o piloto com maior número de etapas nas quais fez a "barba, cabelo e bigode" (faturou a pole, a vitória e a anotou a volta mais rápida da prova): 22, ao todo. Hamilton está perto de superar o alemão, com 18 "hat tricks". E, apesar de tê-lo feito apenas uma vez em 2021, no GP da Arábia Saudita, ele chegou a conquistar três só em 2020, nas etapas da Hungria, Toscana e Portugal. Restam quatro.

11 - Grand chelems

O nome é difícil; o conceito, nem tanto. Grand chelem é quando um piloto fatura a pole, vence liderando de ponta a ponta e ainda anota a volta mais rápida da disputa. Hamilton tem seis dessa marca no currículo e precisa de mais duas corridas do tipo para alcançar o recorde do bicampeão Jim Clark. No entanto, a última vez que ele anotou um grand chelem foi em Abu Dhabi, em 2019.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas