Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Terezinha Guilhermina queima largada na final e fica sem medalha nos 200m

Nos 100m, brasileira amargou a quarta colocação e disparou contra rival britânica

Mesmo que as concorrentes fossem mais rápidas, Terezinha Guilhermina sempre frisava que ela mesma era sua maior adversária. Ficou com a britânica Libby Clegg entalada na garganta devido a uma polêmica nas semifinais dos 100m, mas seguiu bradando que, nos 200m, a conquista do tricampeonato paralímpico passaria apenas por seu próprio desempenho. Quis o destino que as palavras da brasileira ganhassem contornos irônicos. Ao queimar a largada na final, Terezinha foi desclassificada e, assim como na prova mais rápida, ficou fora do pódio.

Sem a presença da brasileira, Clegg, campeã nos 100m, voltou a ser a mais rápida. Com o tempo de 24s51, ela e seu guia conquistaram o ouro com direito a recorde paralímpico. O pódio teve ainda duas chinesas. A prata ficou com Cuiqing Liu, com 24s85, enquanto Guohua Zhou levou o bronze com 24s99.

Leia também

O resultado é decepcionante principalmente porque a brasileira conseguiu os melhores tempos tanto da fase classificatória quanto da semifinal. A confiança pelo desempenho na pista se refletia nas palavras nas entrevistas concedidas na sequência.

Para a final desta terça-feira, Terezinha chegou animada. Quando entrou na pista acenou sorridente para o público junto com o guia Rafael Lazarini. Mandou beijos, fez um coração com as mãos. Posicionada no bloco de largada, saiu antes do tiro de partida. A organização ainda demorou alguns segundos para confirmar a desclassificação e mostrar o cartão vermelho. Terezinha aplaudiu o público, fez novamente o coração e se retirou da área de competição.

Como as provas para cegos possuem apenas quatro finalistas para que haja raias suficientes para atletas e guias, a eliminação da brasileira deixou todas as competidoras remanescentes com medalha garantida. Faltava apenas definir a ordem. Clegg mais uma vez voou para garantir o ouro, o segundo dela na Rio 2016.

Na semana passada, Terezinha havia ficado sem medalha nos 100m e alimentou uma polêmica envolvendo da britânica, que chegou a ser desclassificada por uma suposta ''puxada'' de seu guia, mas teve a punição revogada. A brasileira disparou várias vezes contra a organização, alegando que o resultado era injusto e que não tinha se preparado para ''correr contras homens''.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas