Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Superliga Europeia divulga proposta para novo torneio; entenda

Ideia é uma competição com 64 times, divididos em três divisões, com direito a promoção e rebaixamento e transmissões gratuitas dos jogos; Fifa e Uefa são contra

A empresa de desenvolvimento esportivo A22, que foi formada para ajudar na criação da Superliga Europeia de futebol, divulgou nesta quinta-feira uma proposta para a nova competição com 64 times masculinos e 32 femininos disputando partidas no meio da semana em um sistema de liga em toda o Velho Continente (Assista abaixo).

A proposta foi anunciada logo depois de o Tribunal de Justiça Europeu ter dito que os órgãos dirigentes do futebol , Uefa e Fifa, infringiram a lei da União Europeia ao impedir a formação de uma Superliga. A decisão, entretanto, não significa necessariamente que o torneio deva ser autorizado, dizendo que a deliberação tem a ver com as normas da Uefa e da Fifa, de forma geral, e não com este projeto específico.

Leia também

Fifa e Uefa já se pronunciaram contra a decisão e deverão tomar atitudes em conjunto nas próximas horas. A LaLiga, que administra o Campeonato Espanhol, inclusive divulgou um vídeo rechaçando a Superliga. Clubes como Real Madrid e Barcelona, por sua vez, se mostraram a favor, enquanto o Manchester United, Bayern de Munique e Atlético de Madrid, se colocaram ao lado da Uefa e Fifa.

Qual é o formato proposto pela Superliga?

O formato proposto para a competição masculina inclui 64 equipes em três ligas – Estrela, Ouro e Azul. As Ligas Estrela e Ouro terão 16 clubes cada, enquanto a Liga Azul terá 32 clubes.

As equipes jogarão em casa e fora em grupos de oito, o que significaria um mínimo de 14 partidas por ano. Haverá promoção anual e rebaixamento entre ligas, enquanto as equipes podem se classificar para a Liga Azul com base no desempenho da liga nacional.

A competição feminina, por sua vez, teria duas ligas de 16 clubes cada. No entanto, seja para o masculino ou feminino, a A22 não divulgou exatamente quais seriam os critérios para participação na Superliga, limitando-se a dizer que no "primeiro ano da competição os clubes serão selecionados em função de um índice de critérios transparentes baseados em rendimentos nas suas respectivas ligas nacionais".

“Os clubes participantes permanecem nas suas ligas nacionais, que continuam a ser a base do futebol europeu. Agora que os clubes podem determinar o seu próprio futuro a nível europeu, esperamos um maior envolvimento com um amplo conjunto de intervenientes no futebol para alcançar o objetivo de todas as grandes competições esportivas”, diz um comunicado da A22, que também propôs a transmissão gratuita de todos os jogos ao vivo em um streaming da própria Superliga.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas