Russell supera acidente de Verstappen e toma pole do GP da Áustria pela F1 2026
Charles Leclerc e Lewis Hamilton fecham pódio em classificação

George Russell conquistou a pole position do GP da Áustria, oitava etapa da Fórmula 1 em 2026. No início deste sábado (27), o britânico da Mercedes superou Charles Leclerc, que ficou em segundo, e Lewis Hamilton, terceiro colocado. O brasileiro Gabriel Bortoleto ficou no Q2 e largará na 12ª posição – à frente do companheiro de Audi.
Tudo em um só lugar.
Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Como foi a classificação do GP da Áustria?
Leia também
Q1
A classificação começou com George Russell, Max Verstappen e Lando Norris se alternando na liderança nas primeiras voltas rápidas, até que Kimi Antonelli colocou a Mercedes na ponta. Gabriel Bortoleto demorou um pouco mais para deixar os boxes, mas conseguiu evoluir ao longo da sessão e assegurou sua vaga no Q2 na 12ª posição.


Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Em discurso, senador Renan critica gestão anterior à do filho no governo de Alagoas
Nos minutos finais, Antonelli confirmou o melhor tempo do segmento, enquanto Bortoleto avançou sem maiores sustos para a segunda parte da classificação.
ELIMINADOS: Carlos Sainz, Alex Albon, Sergio Perez, Valtteri Bottas, Fernando Alonso e Lance Stroll.
Q2
Com apenas 15 minutos de duração, o Q2 começou em ritmo intenso, com Lando Norris sendo o primeiro a registrar uma volta rápida. A Ferrari chegou a assumir o protagonismo com Charles Leclerc e Lewis Hamilton, mas Antonelli voltou a mostrar velocidade e recolocou a Mercedes na liderança.
Bortoleto permaneceu na disputa por uma vaga no Q3 até os instantes finais, mas terminou a sessão em 12º lugar, ficando a duas posições da classificação para a fase decisiva. Max Verstappen também viveu momentos de tensão, avançando em décimo, no limite da zona de corte.
ELIMINADOS: Pierre Gasly, Gabriel Bortoleto, Oliver Bearman, Nico Hulkenberg, Esteban Ocon e Franco Colapinto.
Q3
A disputa pela pole começou com Verstappen assumindo a liderança provisória ao marcar 1min06s475, mas a Mercedes respondeu rapidamente com Antonelli e George Russell. Charles Leclerc também entrou na briga e chegou a tomar a primeira posição, enquanto Lewis Hamilton figurava entre os candidatos ao topo.
Na tentativa final, Russell encontrou tempo suficiente para superar os adversários e garantir a pole position. A sessão ainda foi marcada pelo acidente de Verstappen nos segundos finais, que provocou bandeira amarela, mas não impediu o piloto da Mercedes de confirmar o melhor tempo à frente de Leclerc e Hamilton. O incidente até chegou a ser investigado pela FIA, mas sem punições.
