Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Red Bull revela que estratégia de Hamilton ajudou Verstappen a vencer em Jedá

Diretor-esportivo da Red Bull, Helmut Marko revelou que equipe observou rendimento de Lewis Hamilton com pneus duros em Jedá para decidir estratégia de Max Verstappen

A opção definida pela Mercedes de iniciar o GP da Arábia Saudita com pneus duros no carro de Lewis Hamilton indiretamente ajudou na vitória de Max Verstappen em Jedá. A revelação foi feita por Helmut Marko, consultor-esportivo dos taurinos, que destacou a observação da equipe sobre o desgaste sofrido pelo heptacampeão, algo que possibilitou a estratégia de atacar Charles Leclerc pela liderança.

Após efetuar a troca por compostos duros — de faixa branca — na 16ª volta de um total de 50, Verstappen parecia ter ritmo superior à Ferrari na reta final da corrida e depois da intervenção do safety-car virtual. Assim, o neerlandês partiu para cima do monegasco e conseguiu tomar a liderança para vencer pela primeira vez em 2022.

Leia também

“Observamos com atenção o desgaste nos pneus duros com Hamilton no início”, revelou Marko em entrevista ao portal alemão Auto Motor und Sport. “E dissemos ao Max [Verstappen] que ele poderia realmente acelerar”, explicou.

Após fazer uma péssima classificação, Hamilton largou apenas em 15º — após ganhar uma posição com a saída de Mick Schumacher da corrida — e optou por sair com pneus duros, ao contrário da maioria do grid. O heptacampeão conseguiu progredir no pelotão e chegou a andar em sexto na 35ª volta, mas um erro na estratégia impediu que o britânico entrasse nos boxes antes do fechamento do pit-lane. Assim, terminou apenas em décimo.

Lewis Hamilton iniciou corrida com pneus duros em Jedá
Lewis Hamilton iniciou corrida com pneus duros em Jedá | Foto: Mercedes

No entanto, o pesadelo vivido pelo inglês foi o trunfo da Red Bull, que pôde observar a possibilidade de forçar o ritmo utilizando os pneus duros. Assim, optou por colocar os compostos no carro de Verstappen e o atual campeão mundial rumou para a vitória e os primeiros pontos da equipe na temporada — somado ao quarto lugar de Sergio Pérez.

“Nós deliberadamente configuramos o carro para essa corrida”, salientou Marko. “Como resultado, perdemos no setor 1 mas éramos mais rápidos nas retas. E quando você tem um piloto como Verstappen no cockpit, você pode contar com ele para implementar isso [a estratégia]”, encerrou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas