Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

RBR revela que conseguiu salvar motor de Verstappen após batida na Inglaterra

Algumas peças internas precisaram ser trocadas (mas nenhuma que provoque punição), tornando unidade de potência útil novamente; teste na pista será realizado nesta sexta-feira na Hungria

Segundo a RBR revelou nesta quarta-feira, apesar da batida violenta de Max Verstappen contra a barreira de pneus no GP da Inglaterra, que teria provocado prejuízo na casa de R$ 9,3 milhões, o motor do carro poderá ser reutilizado.

Após uma avaliação preliminar e troca de alguns compontentes (nenhum que provoque punição por troca antes da hora), a Honda deu luz verde para a equipe usar a unidade de potência novamente. A equipe testará o motor nesta sexta-feira, no primeiro treino livre para o GP da Hungria.

Leia também

- A Honda nos deu luz verde para usarmos o motor acidentado. Ele poderá ser usado, o que afasta a preocupação em sermos punidos com posições no grid - afirma Helmut Marko em entrevista ao "F1 Insider".

Antes dos carros irem a pista, porém, a escuderia terá um encontro importante a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) que confirmou ter aceitado um pedido da RBR para convocar a Mercedes para rever as circunstâncias da batida entre Lewis Hamilton e Max Verstappen. O encontro entre as equipes e a FIA será feito por vídeo conferência nesta quinta-feira.

Feita na última sexta-feira por Christian Horner, chefe da RBR, a solicitação tem base no Artigo 14 do Código Internacional Esportivo; caso seja descoberto "um novo elemento significativo e relevante que não estava disponível para as partes no momento da decisão em questão", equipes e representantes estão autorizados a pedirem recurso, apresentando as novas provas. A ideia é tentar aumentar a punição a Lewis Hamilton.

- Novos fatos serão trazidos à tona nesta quinta-feira. E torcemos para que isso acabe resultando em uma revisão da pena para Hamilton, porque achamos muito branda a que foi aplicada. Esperamos algo como um drive through ou uma suspensão para a próxima corrida ou algo desse tipo. Mas isso quem decide são os comissários. Primeiramente, estamos felizes que tem tenham reaberto o caso. E agora vamos como vão julgar. Mas acho que os elementos que temos trarão uma nova perspectiva - explica Marko.

A FIA determinou que as duas equipes enviem três representantes, cada uma, para a videoconferência que será realizada para discutir o assunto, podendo incluir os chefes das equipes e os pilotos envolvidos. Os nomes devem ser definidos até esta quarta-feira.

É mandatório que a equipe solicitante, no caso, a RBR, apresente as novas provas com as quais justificou o recurso. Diante das evidências, a entidade julgará se rejeita o pedido ou se decidirá pela reabertura do caso.

O incidente entre Hamilton e Verstappen se deu na largada da prova. Ao tentar ultrapassar o holandês por fora, o piloto da Mercedes tocou na roda traseira direita do rival, que rodou na pista, bateu com força na barreira de proteção e abandonou. O heptacampeão foi punido com 10s, mas superou o prejuízo para conquistar sua oitava vitória "em casa", a 99ª da carreira e a quarta em 2021.

As equipes divergem na interpretação do incidente. Enquanto Horner acusa Hamilton por "direção suja" e o consultor da RBR Helmut Marko chegou a cobrar sua desclassificação, Toto Wolff, chefe da Mercedes, negou a intencionalidade de seu piloto no lance e reprovou a rival pelas críticas que considerou "pessoais" ao heptacampeão.

Diretor técnico da equipe alemã, James Allison argumenta que a regra de ultrapassagem definiria que Hamilton, com a maior parte do carro ao lado de Verstappen na linha interna, não seria obrigado a ceder. Durante a corrida, o time procurou os comissários da prova para apresentar diagramas da regra, o que não agradou Horner e levou a FIA a proibir os encontros não solicitados previamente.

A vitória ajudou Hamilton a reduzir sua desvantagem sobre Verstappen na vice-liderança do campeonato de pilotos de 33 para oito pontos. No Mundial de Equipes, a RBR, que também não pontuou com Sergio Pérez, permanece na liderança, mas a diferença sobre a Mercedes foi de 44 para quatro pontos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas