Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Rangers é punido pela Uefa por faixa “racista” exibida por torcedores

Clube escocês também é acusado de conduta inadequada na Europa League


			
				Rangers é punido pela Uefa por faixa “racista” exibida por torcedores
UEFA considerou cartazes de torcedores do Rangers "racistas e discriminatórios". • Robbie Jay Barratt /AMA/Getty Images

O Rangers, da Escócia, recebeu sanções da Uefa após torcedores exibirem faixas consideradas “racistas e discriminatórias” durante uma partida contra o Fenerbahce, da Turquia, pela Europa League.

Os cartazes traziam frases como “Mantenha as ideologias ‘woke’ estrangeiras de fora, defenda a Europa”. O termo “woke”, definido pelo dicionário Oxford como “consciente sobre temas sociais e políticos, especialmente o racismo”, tornou-se popular com o movimento Black Lives Matter. Nos últimos anos, passou a ser usado por setores conservadores para criticar pautas progressistas.

Leia também

Em comunicado, o Rangers repudiou a atitude dos torcedores e lamentou as punições, que não foram divulgadas: “É profundamente triste e francamente embaraçoso que o clube esteja prestes a enfrentar sanções significativas pelas ações de uma minoria muito pequena.”

O clube também destacou seu compromisso com a diversidade. “O Rangers é um clube de futebol moderno e progressista, e temos orgulho de nossos diversos times, funcionários e torcedores. Ser acusado desse tipo de comportamento em 2025 é vergonhoso, e o desdém pelos responsáveis será compartilhado pela esmagadora maioria de nossa torcida”, escreveu.

A diretoria ainda afirmou que está trabalhando para identificar e punir os envolvidos. “Se você não acredita que, em 2025, todos devem ser bem-vindos para acompanhar o Rangers, seja em Ibrox ou fora, então este não é o clube para você. E você deve se desassociar imediatamente.”

Além da polêmica das faixas, a Uefa também acusou o Rangers de arremesso de objetos em campo e obstrução de passagens no estádio.

“Esse comportamento insensato e criminoso não tem lugar no esporte nem na sociedade. Se você acha que isso é aceitável, você não é bem-vindo nos jogos do Rangers”, completou o time.

As sanções podem afetar a presença de torcedores em partidas futuras. Até 800 torcedores podem ser impedidos de comparecer às fases finais da Premier Sports Cup em Hampden, além dos 500 já banidos pelo uso de pirotecnia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X