Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Protestos antirracistas marcam primeira rodada do futebol feminino em Tóquio

As manifestações acontecem após o COI (Comitê Olímpico Internacional) afrouxar regra que proibia as manifestações políticas nos Jogos

Atletas de cinco seleções fizeram protestos antirracistas nesta quarta-feira (21), na primeira rodada do futebol feminino da Olimpíada de Tóquio.

As jogadoras do Chile, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Suécia e Nova Zelândia se ajoelharam em campo antes do início das partidas em um gesto que se popularizou após a morte de George Floyd, no estado americano de Minnesota, em maio do ano passado.

Leia também

As manifestações acontecem após o COI (Comitê Olímpico Internacional) afrouxar regra que proibia as manifestações políticas nos Jogos.

A redação original da Regra 50.2 da Carta Olímpica afirmava que, para preservar a neutralidade dos Jogos, nenhum tipo de manifestação política, religiosa ou racial era permitida nas arenas e em outras áreas.

Diante de um mundo efervescente e do crescente ativismo de atletas, porém, foi divulgado no início do mês a nova versão das diretrizes do COI para a aplicação da Regra 50.2, que inclui os locais de jogo como palcos permitidos para manifestação, desde que antes do início das competições.

De acordo com a entidade, a manifestação precisa ser "consistente com os princípios fundamentais do Olimpismo" e não pode ser dirigida direta ou indiretamente a pessoas, países e organizações. Ajoelhar-se ou erguer o punho no pódio permanece vetado.

Com a bola rolando, a Grã-Bretanha venceu o Chile por 2 a 0, a Suécia derrotou os EUA por 3 a 0 e a Nova Zelândia perdeu para a Austrália por 2 a 1.

A seleção brasileira de futebol feminino também estreou na Olimpíada nesta quarta. A equipe treinada por Pia Sundhage goleou a China por 5 a 0 no estádio Miyagi. Não houve manifestação antirracista antes da partida.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas