Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Pedro e Evandro vencem letões e vão às oitavas em segundo no grupo D

Com a arena lotada em Copacabana, dupla joga bem, bate rivais e avança às oitavas

O grito, engasgado até então, ecoou em tom de alívio. Se nas duas primeiras partidas jogar bem não foi o bastante, nesta quinta-feira manter os nervos sob controle foi fundamental para finalmente desencantar na Olimpíada. Justo no jogo mais difícil do grupo D, contra os letões Smedins e Samoilovs, Pedro Solberg e Evandro encontraram o equilíbrio necessário para seguirem vivos na competição. Por 2 sets a 1, com parciais de 21/16, 20/22 e 15/7, os brasileiros derrubaram os adversários e garantiram a classificação para as oitavas de final com o segundo lugar na chave.

Apesar de terem o mesmo número de pontos dos próprios letões e da dupla canadense Schalk e Saxton (quatro), os brasileiros levaram a melhor nos critérios de desempate por terem melhor saldo de pontos nos confrontos diretos.

Leia também

JOGO TENSO ATÉ O PASSEIO NO TIE-BREAK

Pedro e Evandro entraram em quadra muito pressionados. Com duas derrotas no grupo D, precisavam vencer de qualquer forma para garantir a classificação direta em segundo lugar da chave. Se ficassem entre os melhores terceiros colocados considerando-se todas as chaves, poderiam sonhar com a disputa de uma repescagem. Em caso de derrota, davam adeus ao sonho olímpico na primeira fase.

Os brasileiros começaram melhor, e com Pedro eficiente nos contra-ataques, abriram 3 a 1. Os letões, além de sacarem muito bem entre os brasileiros, causando dúvida na recepção, evoluíram na defesa e equilibraram o volume de jogo. Chegaram ao empate em 7 a 7 quando a arbitragem marcou invasão de Evandro. O gigante de 2,10m, porém, manteve a serenidade e teve boa atuação junto à rede. O Brasil voltou a abrir dois pontos, mas deixou a vantagem escapar novamente e sofreu a virada quando os letões foram beneficiados por um desafio (12 a 11).

O jogo seguiu muito parelho, mas o Brasil retomou a dianteira. Quando Pedro cresceu de rendimento, o time embalou. Nem o pedido de tempo letão quebrou a sequência. Na volta, o filho da ex-jogadora Isabel cravou outro ace. Esticou a diferença com uma bela largadinha, e Evandro selou a vitória no set com um bloqueio desmoralizante sobre Samoilovs: 21 a 16.

O ritmo se manteve no início do segundo set, e os brasileiros abriram dois pontos de vantagem de cara. Quando Evandro foi para o serviço, a margem só fez crescer. Com a recepção dos letões completamente quebrada, Pedro se aproveitou para cravar uma bola de xeque atrás da outra até fazer 6 a 2. Smedins e Samoilovs não se entregaram e foram minando essa margem aos poucos. Quando Samoilovs parou Pedro duas vezes seguidas no bloqueio, os letões assumiram a ponta.

Os brasileiros deram o troco rapidamente, mas o placar ficou parelho. Pedro marcava de um lado, Smedins largava do outro. Samoilovs, em bom ataque, deixou a Letônia com o set point - mas o desperdiçou com um saque na rede. Quando os europeus tiveram a segunda chance, os brasileiros bobearam de forma inacreditável. No "deixa que eu deixo", Evandro atacou desequilibrado na rede, e o jogo foi para o tie-break: 22/20.

No set de desempate, mais uma vez Pedro e Evandro largaram com dois pontos de vantagem. E, mais uma vez, Samoilovs bloqueou bem para empatar. Felizmente o serviço de Evandro voltou a entrar bem, e Pedro aproveitou todas as sobras junto à rede. A vantagem chegou a quatro pontos. Em bola fora de Samoilovs, foi a cinco. Evandro aumentou a conta para seis, depois para sete, oito... E a tensão foi embora. Um bloqueio de cada brasileiro deixou o moral ainda maior. Pedro, uma parede, parou Samoilovs de novo e soltou o berro. O placar marcava 15/7. Ufa! Finalmente eles tinham vencido. Não estavam eliminados. Podiam, aliviados, comemorar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas