Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Novo uniforme para as Olimpíadas causa polêmica e é acusado de sexismo

Maiô cavado para a equipe de atletismo dos Estados Unidos é alvo de críticas de atletas


				
					Novo uniforme para as Olimpíadas causa polêmica e é acusado de sexismo
Uniformes do atletismo dos Estados Unidos para as Olimpíadas. Reprodução/X

Um novo uniforme feminino desenhado pela Nike para as Olimpíadas de Paris vem causando uma polêmica entre atletas. Entre as peças lançadas pela fornecedora de material esportivo nesta semana, um maiô do atletismo recebeu críticas e foi acusado de sexismo, uma vez que algumas atletas dos Estados Unidos o consideraram cavado demais. A Nike não se pronunciou sobre o tema.

A Nike é a fornecedora oficial de uniformes de muitas delegações olímpicas, inclusive a dos Estados Unidos. Na quinta-feira, a empresa promoveu um evento em Paris para dar uma prévia dos modelos que vão ser utilizados nos Jogos. O maiô que gerou polêmica não estava entre os apresentados no evento - a americana Sha'Carri Richardson, campeã mundial dos 100m rasos, representou o atletismo desfilando com um macacão. A peça alvo das críticas foi divulgada nas redes sociais em um manequim.

Leia também

A ex-atleta Lauren Fleshman, campeã americana de atletismo, puxou as acusações de sexismo. A atleta olímpica Queen Harrison Claye sugeriu ironicamente que uma rede de salões de depilação patrocinasse a equipe americana de atletismo. A saltadora inglesa Abigail Irozuru questionou se alguma mulher havia sido consultada no desenho do maiô.

- Atletas profissionais devem ser capazes de competir sem dedicar espaço cerebral à vigilância constante do púbis ou à ginástica mental de exibir todas as partes vulneráveis ​​do corpo. Este não é um maiô atlético de elite para atletismo. Este é um traje nascido de forças patriarcais que não são mais bem-vindas ou necessárias para chamar a atenção para o esporte feminino - postou Lauren.

Por outro lado, a americana Katie Moon, que competiu no salto com vara das Olimpíadas de Tóquio, compartilhou nas redes sociais uma foto experimentando o novo uniforme e afirmando que se sentiu confortável com o maiô.

- Se isso pode ajudar a acalmar um pouco a mente das mulheres... experimentei o mesmo estilo hoje e não me preocupei com... coisas... aparecendo. Acho que é só o manequim. Pareceu como o último maiô, apenas com um corte um pouco mais alto. Eu sei que cada corpo é diferente, então é só minha opinião - disse Moon.

A saltadora ainda voltou as redes sociais para ressaltar que a Nike oferece pelo menos 20 combinações de modelos para as atletas competirem, inclusive peças masculinas.

- Quando você ataca o maiô dizendo algo como “sexista” (o que se essa fosse nossa única escolha, seria), mesmo que seja com a melhor das intenções, você está atacando nossa decisão como mulheres de usá-lo. E se você honestamente pensa que nos dias mais importantes de nossas carreiras escolhemos o que vestir para apaziguar os homens assistindo em vez daquilo em que nos sentimos mais confortáveis ​​e confiantes para executar o melhor que podemos, isso é bastante ofensivo. A questão é que TEMOS a escolha do que vestir e, quer nos sintamos melhor num saco de batatas ou num fato de banho durante as competições, devemos apoiar a autonomia - postou Moon.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas