Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Novo sistema classificatório da F1 só deve vigorar a partir do GP da Espanha

Software que controlará tempos não ficará pronto a tempo do início da temporada

Divulgado na última quarta-feira,o novo sistema classificatório da Fórmula 1 terá o início de sua implementação adiado. Antes previsto para estrear no primeiro GP da temporada, na Austrália, o novo modelo só deverá ser utilizado a partir do GP da Espanha, no dia 15 de maio. O atraso se deve a um problema no desenvolvimento do software que controlará os tempos dos pilotos.

O novo formato lembra o modo "elimination" (eliminação) de alguns jogos de videogames, em que os pilotos mais lentos vão sendo eliminados em um determinado período de tempo. A medida visa deixar a classificação mais dinâmica, "obrigando" os pilotos a darem o máximo a todo momento e não só quando ao final do treino. O treino inteiro (com intervalos entre o Q1,Q2 e Q3) ainda teria uma hora de duração, mas funcionaria basicamente com eliminações a cada intervalo de 1m30 até que sobrasse na pista apenas o pole position.

Leia também

A notícia do adiamento foi dada pelo dono dos direitos comerciais da categoria, Bernie Ecclestone, em entrevista ao jornal britânico "The Independent".

- A nova classificação não vai acontecer agora porque não teremos tudo pronto a tempo. Deveria ser já no começo deste ano, mas não conseguiremos ter o programa a tempo, então as mudanças provavelmente ocorrerão na Espanha. Na Austrália teremos o qualifying antigo. Todo o software precisa ser escrito, então não é algo simples - explicou.

Ecclestone, pessoalmente, é contrário à mudança, mas foi derrotado em votação envolvendo as equipes e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Para o chefão, o sistema antigo deveria ser mantido. Para tornar a modalidade mais competitiva, o britânico acredita que a solução seria a adoção de uma espécie de "grid invertido", que obrigaria os pilotos mais rápidos a lutarem por posições ao longo das provas.

- Eu queria uma coisa muito simples. Queria o qualifying do jeito que é, porque é bom, e então se um cara está na pole e venceu a última corrida, ele recebe a adição de tantos segundos a seu tempo que ele precisa lutar pela pista até chegar à liderança, o que ele alcançaria no fim. Seria uma corrida emocionante enquanto ele faz isso.

ENTENDA O PASSO A PASSO DO NOVO SISTEMA:

- A primeira etapa do treino teria duração de 16 minutos

- Com sete minutos de Q1, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q1.

- Com sete pilotos fora ao final do Q1, 15 prosseguem para o Q2

- A segunda etapa do treino teria duração de 15 minutos

- Com seis minutos de Q2, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q2.

- Com sete pilotos eliminados ao final do Q2, oito prosseguem para o Q3

- A terceira etapa do treino teria 14 minutos

- Com cinco minutos de Q3, o piloto mais lento seria eliminado. A partir daí, a cada 1m30s o piloto mais lento seria eliminado até o fim do Q3.

- Sobrariam dois pilotos no último 1m30s para disputar a pole

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

f1

Relacionadas