Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Natasha Rosa é liberada de punição por doping e poderá competir em Tóquio

Nathasha é a atual campeã sul-americana na categoria até 49 quilos

Às vésperas da sua prova acontecer nos Jogos de Tóquio, a levantadora de peso Natasha Rosa foi liberada para competir após decisão da divisão antidoping da Corte Arbitral do Esporte (CAS) nesta quinta-feira (22). A sua estreia, na modalidade 49 quilos, deverá ocorrer nesta sexta, 23, às 21h50 (de Brasília).

Ela estava suspensa desde o último dia 7 de maio após ter sido flagrada em exame antidoping. Na amostra, realizada no mês de março, foi detectada a presença de hidroclorotiazida e eloraminofenamida, diuréticos que ajudam a esconder demais substâncias.

Leia também

A defesa de Natasha conseguiu comprovar que ela havia ingerido um produto no qual não apresentava as substâncias em seu rótulo.

A Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF), no dia 6 de julho, retirou a suspensão provisória de Natasha, que viajou para o Japão mesmo com a possibilidade de a audiência do CAS ocorrer antes dos Jogos e puni-la por um longo período.

"A Corte Arbitral do Esporte acolheu a nossa tese de defesa, entendeu que a atleta teve um grau mínimo de negligência e que isso ensejaria no período de suspensão por um mês. Como havia cumprido dois meses de suspensão provisória, esse período foi considerado válido, razão pela qual a atleta encontra-se plenamente legível para participar dos Jogo de Tóquio", diz o advogado Marcelo Franklin, defensor de Natasha e especialista em casos de doping.

Natasha é a atual campeã sul-americana na categoria até 49 quilos.

No sábado (16), o levantamento de peso já havia perdido sua principal esperança de medalha por doping, Fernando Reis.

O esportista teve teste positivo em exame feito em 11 de junho deste ano, fora do período de competições. Segundo a ABCD, foi encontrado um hormônio do crescimento na urina do brasileiro. Trata-se de uma substância proibida.

Ele ainda pode requisitar a contraprova e esperar o julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva de Antidopagem, que não tem data para ocorrer.

"A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) comunicou, em despacho, nesta sexta-feira (16), a suspensão provisória do pesista Fernando Reis, de forma imediata. O atleta viajaria na próxima semana para o Japão para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio", diz o comunicado da confederação.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas