Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

McLaren anuncia primeira mulher em Academia de Pilotos da F1

A filipina Bianca Bustamante, de 18 anos, se junta a nomes como o do brasileiro campeão de F3 Gabriel Bortoleto em programa da equipe que já lançou pilotos como Lewis Hamilton à Fórmula 1

O Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren da F1 ganhou uma reforço: Bianca Bustamante, titular da F1 Academy e primeira piloto mulher a integrar a academia da equipe britânica. A filipina de 18 anos se junta ao brasileiro e campeão da Fórmula 3 Gabriel Bortoleto; o vice-campeão da Fórmula 4 italiana, Ugo Ugochukwu; Patricio O'Ward, da Fórmula Indy; e o japonês Ryo Hirakawa.

Bustamante é a quarta mulher a integrar projetos de equipes na F1 em 2023 e faz coro a Jessica Hawkins, embaixadora da Aston Martin que se tornou a primeira mulher a testar um carro da categoria desde 2018; Jamie Chadwick, tricampeã da W Series que disputou a IndyNXT em 2023 e é membro da Academia da Williams; e Sophia Floersch, 23ª colocada na Fórmula 3 e parte da Academia da Alpine.

Leia também

Bustamante começou a correr aos cinco anos e acumula vitórias de kart no continente asiático, na Austrália e Estados Unidos. Em 2021, a piloto foi selecionada para o programa da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) Girls on Track - Rising Stars, vencido pela portuguesa Maria Germano Neto e a espanhola Laura Camps Torras.

Bianca passou ainda pela W Series, na última temporada da categoria (2022), e foi 15ª colocada no campeonato. No começo de 2023, ela também participou da F4 dos Emirados Árabes Unidos - tendo um nono lugar como melhor resultado.

Bianca Bustamante é titular da Prema na F1 Academy em 2023
Bianca Bustamante é titular da Prema na F1 Academy em 2023 | Foto: Eric Alonso - Formula 1

Além da F4 EAU, a jovem integra o grid da F1 Academy na temporada inaugural da categoria criada pela própria Fórmula 1 para fomentar a participação feminina no esporte. Sétima colocada, Bustamante tem duas vitórias e dois pódios e disputará, neste fim de semana do GP dos Estados Unidos, a etapa final do campeonato.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas