Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Max vence na Malásia! Vettel sai de último, chega em 4º e bate após bandeirada

Holandês da RBR faz grande início de corrida, ultrapassa Hamilton e fatura a segunda vitória na F1. Britânico termina em segundo

Há quem comemore um aniversário dando uma festa, viajando, reunindo os amigos... Max Verstappen celebra de um outro jeito: vencendo na Fórmula 1. Um dia após completar 20 anos de idade, o holandês se arriscou para superar Lewis Hamilton logo no princípio do GP da Malásia e rumar com tranquilidade para vencer pela segunda vez na categoria máxima do automobilismo. O britânico da Mercedes foi o segundo, com Daniel Ricciardo fechando o pódio.

Largando da última colocação, Sebastian Vettel fez uma grande corrida, neste domingo, em Sepang. O alemão colocou a faca nos dentes e tentou amenizar o prejuízo com relação ao rival, e líder do campeonato, Hamilton. Com a quarta colocação, o alemão somou 12 pontos e agora tem 34 de desvantagem para o inglês da Mercedes no campeonato. Valtteri Bottas, em dia bastante discreto, terminou em quinto, com Sergio Pérez em sexto e Stoffel Vandoorne recebendo a quadriculada em uma excelente sétima colocação.

Leia também

Lance Stroll (8º), Felipe Massa (9º) e Esteban Ocon (10º) fecharam os dez primeiros.

Classificação final do GP da Malásia

Imagem ilustrativa da imagem Max vence na Malásia! Vettel sai de último, chega em 4º e bate após bandeirada
| Foto: FOTO: Reprodução / Twitter

A Fórmula 1 volta daqui a uma semana, em Suzuka, com o GP do Japão. O primeiro treino livre será no dia 6 de outubro às 22h00 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV 2. A prova será realizada na madrugada de domingo, 8 de outubro, às 2h, com transmissão ao vivo da TV Globo e tempo real do GloboEsporte.com.

O pódio

Imagem ilustrativa da imagem Max vence na Malásia! Vettel sai de último, chega em 4º e bate após bandeirada
| Foto: FOTO: Getty Images

O que disseram?

VERSTAPPEN:"O carro estava bom desde o início e vi que Lewis estava sofrendo para tracionar. Fui para cima e é incrível vencer."

HAMILTON:"Foi uma corrida difícil. A RBR teve vantagem sobre nós. Temos trabalho para fazer e precisamos continuar acelerando."

RICCIARDO:"Seb veio tão rápido no final e pensei que teria trabalho. É ótimo estar no pódio."

VETTEL: "Nós achamos que tínhamos um carro muito rápido. Se começamos na frente, vencemos. Mas foi uma corrida bem difícil."

O que você precisa saber sobre o GP da Malásia?

- Depois de sete abandonos em 14 corridas, Verstappen vence pela segunda vez na F1 e se torna o piloto mais novo a conquistar dois triunfos na categoria.

- Com Verstappen em primeiro e Ricciardo em terceiro, RBR conquista o primeiro pódio duplo no ano.

- De 19º para 4º: Vettel foi eleito pelos fãs o "piloto do dia".

- Apesar de proibido, o tetracampeão pegou uma carona com Wehrlein após ter sua Ferrari atingida pela Williams de Stroll. O incidente aconteceu depois da bandeirada.

- Direção de prova optou por não punir nem Vettel, nem Stroll.

- Sétimo lugar na Malásia coloca Vandoorne à frente de Alonso na briga interna da McLaren. Belga tem 13 pontos contra 10 do espanhol.

Drama na Ferrari

Se o sábado já tinha sido ruim para a Ferrari com o problema no motor do carro de Vettel, o domingo começou ainda pior. Assim que saiu dos boxes para fazer a volta de instalação, Raikkonen relatou falta de potência no propulsor italiano, para desespero da equipe. Com o carro estacionado no grid, os mecânicos tiraram a capa do motor, tentaram corrigir o problema, porém, sem sucesso. Kimi, então, voltou ao box e por ali ficou.

Largada

Sem Raikkonen na cola, Hamilton manteve a ponta, enquanto Bottas partiu para cima de Ricciardo, ultrapassando o australiano para ser terceiro. O finlandês da Mercedes ainda tentou superar Verstappen, mas o holandês se defendeu bem, permanecendo na vice-liderança. No meio do grid, Massa foi tocado por Ocon, que teve que ir aos boxes efetuar troca dos pneus. Vettel saiu de último e em duas voltas alcançou a 12ª colocação.

Momentos-chave do GP da Malásia

1.Buscando sua primeira vitória na temporada, Verstappen não toma conhecimento de Hamilton, encostando no final da reta e, por dentro, tomando a liderança do inglês da Mercedes.

2.Após grande início de prova, Vettel empacou atrás de Alonso e perdeu algumas voltas até, enfim, conseguir a utrapassagem sobre o espanhol bicampeão do mundo. Alemão da Ferrari entra no top 10 pela primeira vez na corrida.

3.Ricciardo e Bottas duelam pela terceira colocação, até que o australiano consegue a manobra por dentro e toma a posição do finlandês da Mercedes.

4.Tristeza no box da Ferrari: o carro #7 de Raikkonen repousa sem sequer ter dado uma única volta no GP da Malásia.

5.Briga interna na Williams: Massa defende a posição contra o novato Lance Stroll. O canadense reclama do brasileiro no rádio.

6.Stroll não desiste, parte para cima do "professor" Massa e dá o troco no brasileiro. 13ª posição para o canadense de 18 anos.

7.Vettel segue galgando posições e consegue a ultrapassagem sobre Pérez, assumindo a quinta colocação.

8.Hamilton reclama do desgaste dos pneus e vai ao limite com sua Mercedes #44.

9.Ocon e Sainz Jr. se tocam em briga por posição. Pior para o francês da Force India, que cai para a 12ª colocação.

10.Vettel encosta em Bottas, enquanto Hamilton faz sua primeira parada. O inglês coloca pneus macios.

11.Se antes o entrevero foi com Sainz Jr., agora Ocon se estranha com Massa.

12.Alemão da Ferrari antecipa a parada e coloca pneus supermacios. Bottas vai aos boxes e volta atrás do rival.

13. Alonso e Magnussen duelam pela 13ª colocação, com o espahol dando um "chega pra lá" no dinamarquês da Haas.

14.Palmer e Magnussen se atrapalham e quase atingem Verstappen.

15.Vettel tenta a aproximação, mas não consegue ultrapassar Ricciardo.

16.A zica não tem fim! Vettel se choca com Stroll após a bandeirada e tem que pegar carona com Wehrlein para voltar ao box.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas