O New York Knicks e o Minnesota Timberwolves estão finalizando uma troca envolvendo Julius Randle e Karl-Anthony Towns. A notícia foi trazida pelo “The Athletic” e apurada pela ESPN na última sexta-feira (27).
O acordo faria com que Randle e Donte DiVincenzo terminassem em Minnesota e Towns em Nova York. Os Knicks querem um pivô para reforçar sua maior fraqueza, enquanto os Timberwolves estão de olho em arremessos melhores e mais versatilidade em sua busca rumo às finais da Conferência Oeste.
Leia também
Minnesota também receberá uma escolha de primeira rodada protegida entre os 13 melhores de 2025 de Nova York por meio do Detroit Pistons, disseram fontes. O Charlotte Hornets é o terceiro time na troca e espera-se que eles recebam uma compensação de draft por ajudar financeiramente no acordo.
As negociações entre Knicks e Timberwolves ocorreram durante todo o verão, mas ganharam força nos últimos dias, quando Charlotte foi anunciado como o terceiro time na troca. A expectativa era de que a negociação não fosse concluída nos próximos dias.
Towns estava focado em dar continuidade à campanha dos Timberwolves na final do Oeste, e o desenvolvimento foi "completamente inesperado", disse uma fonte em contato com Ramona Shelburne, da ESPN.
Towns entrará imediatamente na escalação inicial do time de Nova York como pivô, preenchendo uma enorme necessidade dos Knicks — principalmente porque o pivô titular Mitchell Robinson realizou uma cirurgia no tornozelo e deverá ser desfalque nos dois primeiros meses da temporada.
Towns foi quatro vezes All-Star e duas vezes All-NBA, com médias de carreira de 22,9 pontos e 10,8 rebotes, enquanto arremessa 39,8% da linha de 3 pontos. O atleta, que está no primeiro ano de uma extensão de quatro anos de contrato, se reunirá com o técnico do Knicks, Tom Thibodeau, com quem jogou em Minnesota (de 2016 a 2019).
Randle teve médias de 24,2 pontos, 9,2 rebotes e 5,0 assistências pelo New York Knicks na temporada passada em 46 jogos antes de sofrer uma luxação no ombro direito em 27 de janeiro. Após dois meses de reabilitação, ele optou por passar por uma cirurgia que encerraria sua temporada em abril.
Randle passou o verão se reabilitando e era esperado que estivesse pronto antes do início da temporada.
Randle assinou com os Knicks em 2019 e jogou o melhor basquete de sua carreira, participando de três times All-Star e dois times All-NBA, além de ajudar os Knicks a chegar aos playoffs em três das últimas quatro temporadas — igualando um feito que a franquia alcançou apenas uma vez neste século.
Ele e os Knicks não fizeram progresso em uma extensão de contrato neste verão, sinalizando a disposição dos Knicks em negociá-lo. O técnico do Timberwolves, Chris Finch, treinou Randle anteriormente em Nova Orleans, quando Finch era assistente técnico do Pelicans em 2018-19.
DiVincenzo assinou um contrato de agente livre de quatro anos com os Knicks no verão passado e fez 283 cestas de 3 pontos, o recorde da carreira.
Os Knicks e os Timberwolves estão programados para jogar uma partida de pré-temporada em Nova York em 13 de outubro. Eles jogam a primeira de duas partidas da temporada regular um contra o outro em 19 de dezembro em Minneapolis.