Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Jogos Olímpicos da Juventude adiados de 2022 para 2026

A decisão foi tomada em conjunto pelo presidente do Senegal e pelo COI.

O governo de Senegal e o Comitê Olímpico Internacional (COI) chegaram a um acordo nesta quarta-feira e anunciaram o adiamento dos Jogos Olímpicos da Juventude de Dacar. Em um comunicado oficial, a entidade informou que o evento, inicialmente marcado para 2022, acontecerá agora em 2026. Isso como consequência da postergação da Olimpíada de Tóquio, cuja realização neste ano foi atrapalhada pela pandemia do novo coronavírus e remarcada para 2021.

A proposta do presidente de Senegal, Macky Sall, foi bem recebida pelo presidente do COI, o alemão Thomas Bach, após discussões aprofundadas sobre o assunto. O adiamento atende ao requisito de responsabilidade e à preocupação com a eficiência imposta pelas circunstâncias atuais.

Leia também

"O adiamento de Dacar-2022 permite ao COI, aos Comitês Olímpicos Nacionais e às Federações Internacionais um melhor planejamento de suas atividades, que foram muito afetadas pelo adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, o subsequente adiamento dos principais eventos esportivos internacionais e pelas consequências operacionais e financeiras da crise sanitária global", informou a nota publicada pelo COI em seu site.

Os dois líderes, que elogiaram o progresso alcançado até o momento, renovaram a sua confiança em conjunto com o presidente do Comitê Organizador de Dacar-2022, Mamadou Diagna Ndiaye, membro do COI no Senegal. Todos continuam totalmente comprometidos com o grande sucesso dos Jogos da Juventude agora de 2026, o primeiro evento olímpico de todos os tempos a ser organizado na África.

"Este acordo amigável ilustra a confiança mútua entre o Senegal e o COI. Tenho certeza de que juntos organizaremos fantásticos Jogos Olímpicos da Juventude Dacar-2026 para o Senegal, todo o continente africano e todos os jovens atletas do mundo", disse Thomas Bach.

"Eu gostaria de reiterar que o COI tem meu total apoio para a organização dos Jogos Olímpicos da Juventude, adiados para 2026. Aproveito esta oportunidade para reafirmar a minha confiança na Diretoria Executiva e receber o comprometimento de suas equipes, trabalhando lado a lado conosco, para fazer de Dacar-2026, o primeiro evento olímpico na África, uma ocasião memorável e de sucesso", afirmou Macky Sall.

Os Jogos Olímpicos da Juventude são uma espécie de evento-laboratório do COI. Sua última edição, em 2018, foi realizada em Buenos Aires, na Argentina. O Brasil terminou a competição com 13 medalhas (2 ouros, 4 pratas e 7 bronzes), mesmo número que em Nanquim-2014, na China.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas