A Inglaterra goleou a Irlanda por 5 a 0, neste domingo (17), pela última rodada da fase de grupos da segunda divisão da Liga das Nações. Com o resultado no Estádio de Wembley, em Londres, a seleção inglesa carimbou o retorno à elite do torneio. Os gols da vitória foram de Harry Kane, Gordon, Gallagher, Bowen e Harwood-Bellis, todos no segundo tempo. Bellingham, do Real Madrid, não marcou, mas sofreu pênalti e deu duas assistências.
O jogo, aliás, marcou a despedida do técnico interino Lee Carsley da Inglaterra. Ele estava no comando técnico desde o fim da Eurocopa, no lugar de Gareth Southgate. O alemão Thomas Tuchel vai assumir o cargo.
Leia também
Primeiro tempo
A Inglaterra começou o primeiro tempo tomando conta das ações ofensivas. No entanto, contra uma Irlanda postada no campo de defesa, faltou criatividade ao ataque inglês, que não conseguiu finalizar no gol. Já na reta final da primeira etapa, o clima esquentou em campo, com entradas duras e até empurrões entre os jogadores. No total, foram cinco cartões amarelos.
Segundo tempo
Diferentemente da etapa anterior, o segundo tempo contou uma Inglaterra inspirada, balançando a rede logo aos seis minutos, com Harry Kane, de pênalti. No lance que ocasionou a penalidade, Scales, da Irlanda, foi expulso. Com um jogador a mais em campo, o English Team encontrou facilidade.
O segundo gol saiu aos 10', com Gordon, que chutou sem chances para o goleiro Kelleher. Dois minutos depois foi a vez de Gallagher, após desvio de cabeça de Guéhi, ampliar o marcador. O quarto tento foi de Bowen, que entrou na partida no minuto anterior (29'). Ainda deu tempo para Harwood-Bellis, de cabeça, marca o quinto e fechar a vitória inglesa. O atropelo, aliás, poderia ter sido ainda maior, em virtude do volume de jogadas ofensivas da Inglaterra no segundo tempo.
O que vem por aí?
Se por um lado a Inglaterra festeja o acesso à Liga B da Liga das Nações, por outro a Irlanda amarga o playoff de rebaixamento.