O grid de largada do GP do Catar, capitaneado pelo pole position Max Verstappen, reforça o quão competitiva foi a sessão deste sábado. O holandês anotou só na bandeirada final a volta de 1m20s520, desbancando George Russell, da Mercedes, e Lando Norris, da McLaren. O tetracampeão não largava da ponta desde o GP da Áustria, em junho; foram 12 corridas fora da posição de honra.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou depois da classificação, no entanto, que Max Verstappen está sob investigação por dirigir desnecessariamente devagar. George Russell tentava uma volta rápida no fim do Q3, passou muito perto do tetracampeão e reclamou de interferência. Os dois pilotos terão que prestar esclarecimentos aos comissários.
Leia também
Max foi o mais rápido dos dois segmentos, apesar do fim de semana que começou sem muita confiança do piloto em seu carro da RBR - na classificação da corrida sprint, por exemplo, ele foi apenas sexto colocado e, na corrida, chegou em oitavo lugar.
Essa foi a 41ª pole da carreira do tetracampeão, que conquistou mais um título mundial no último domingo, no GP de Las Vegas. Duas etapas antes, no Brasil, Verstappen também pôs fim à seca de vitórias: após dez corridas fora do topo do pódio, levou a melhor no GP de São Paulo, no início do mês.
Líder do campeonato de construtores, a McLaren terá seus dois pilotos na segunda fila: Lando Norris foi terceiro colocado e Oscar Piastri, quarto. Eles estarão na frente de Charles Leclerc, representante da grande rival da equipe britânica pelo título: a vice-líder Ferrari. Sainz vem na quarta fila, em sétimo lugar.
Resultado
- Max Verstappen (RBR) - 1m20s520
- George Russell (Mercedes) +0s055
- Lando Norris (McLaren) +0s252
- Oscar Piastri (McLaren) +0s309
- Charles Leclerc (Ferrari) +0s332
- Lewis Hamilton (Mercedes) +0s491
- Carlos Sainz (Ferrari) +0s521
- Fernando Alonso (Aston Martin) + 0s731
- Sergio Pérez (RBR) +0s905
- Kevin Magnussen (Haas) +0s980.
- Pierre Gasly (Alpine) - Q2
- Guanyu Zhou (Sauber) - Q2
- Valtteri Bottas (Sauber) - Q2
- Yuki Tsunoda (RB) - Q2
- Lance Stroll (Aston Martin) - Q2
- Alexander Albon (Williams) - Q1
- Liam Lawson (RB) - Q1
- Nico Hulkenberg (Haas) - Q1
- Franco Colapinto (Williams) - Q1
- Esteban Ocon (Alpine) - Q.