A Ferrari abriu as atividades do GP de Singapura liderando o primeiro treino livre nesta sexta-feira, com Charles Leclerc. A volta de 1m31s763 do monegasco foi anotada na parte final da sessão desbancando por apenas 0s076 Lando Norris. Carlos Sainz, também piloto da escuderia italiana, ficou em terceiro a 0s1 do companheiro de equipe.
A sessão se concentrou em uma queda de braço entre a Ferrari e a McLaren, que revezaram-se pelas melhores voltas ao longo dos 60 minutos. Mas Oscar Piastri apareceu pouco, ao contrário de Norris; o piloto da equipe britânica ainda acabou tocando a roda de seu carro no muro e danificou a parte externa do pneu. Ele fechou a sessão com o sexto tempo.
Leia também
Os dez minutos iniciais tiveram Hamilton, Norris, Sainz e Verstappen passando pela liderança, alternando-se entre os pneus médios e os pneus duros. A posição, porém, ficou inicialmente com o britânico da McLaren, que pôs 0s5 sobre o holandês tricampeão.
A partir daí, as Ferraris começaram a se sobressair na queda de braço com Norris: Leclerc e Sainz tinham, inicialmente, 0s8 de diferença para o piloto da McLaren. Porém, seguiram melhorando progressivamente seus tempos de volta com os compostos de faixa branca, até o monegasco tomar a dianteira, passados 22 minutos de sessão.
Os pneus macios apareceram na metade do treino; com eles, Norris fechou uma boa volta de 1m32s165 para recuperar a liderança - reduzindo esse tempo posteriormente. Mas enquanto o grid aderia aos mesmos compostos, a Ferrari também evoluiu: a primeira volta rápida de Leclerc com eles, a 20 minutos do fim, ficou 0s037 atrás. A segunda tentativa, cinco minutos depois, valeu a liderança com uma pequena margem de 0s076.