A classificação para o Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1, que estava prevista para acontecer às 15h deste sábado (horário de Brasília), foi adiada por causa da forte chuva que caiu em Interlagos. Depois de várias tentativas de postergar o início, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) não autorizou a realização da disputa nesta tarde.
A Fórmula 1 divulgou que a classificação para o GP de São Paulo foi adiada para o domingo pela manhã, mas o horário exato ainda não foi divulgado pela FIA. Vale lembrar que a corrida está marcada para iniciar às 14h (horário de Brasília).
Leia também
"A decisão foi tomada por causa da falta de visibilidade causada pelo nível de chuva que caiu nas últimas horas. Há muita água em partes do circuito, o que torna as condições inseguras. Gostaríamos de ver competição na pista, mas a segurança dos pilotos, membros das equipes, voluntários, funcionários e torcedores é a nossa prioridade", afirmou a FIA em comunicado.
Outro evento que estava previsto para acontecer na tarde deste sábado era a homenagem a Ayrton Senna. Lewis Hamilton, fã declarado do brasileiro, dirigiria a icônica McLaren MP4/5B utilizada pelo tricampeão na temporada de 1990, quando foi campeão. Com a chuva, o evento também foi adiado. De acordo com a assessoria do Grande Prêmio de São Paulo, é altamente provável que o tributo também seja realizado na manhã de domingo.
A corrida sprint vencida por Lando Norris aconteceu na parte da manhã com tempo seco. Porém, a chuva resolveu dar o ar da graça em Interlagos por volta das 14h, pouco antes do início da classificação. Um forte temporal atingiu o circuito, e as gotas d'água chegaram a entrar até mesmo no paddock.
No horário previsto para o início da classificação em Interlagos, a chuva até deu sinais de que estava diminuindo, e a FIA adiou o começo para 15h30. Um carro de segurança chegou a entrar na pista para ver como estavam as condições, mas o asfalto ainda estava muito molhado e impossibilitou qualquer tentativa de que a sessão fosse realizada naquele momento.
Na sequência, a chuva voltou a aumentar e a FIA seguiu adiando o início: primeiro para 16h e, depois, para 16h30, 16h45 e, por fim, 17h. Apesar disso, a água não deu trégua e a organização optou por não realizar a classificação neste sábado.
Mesmo com a indefinição sobre o horário, a torcida não arredou o pé de Interlagos e manteve o ânimo, fato que chamou atenção dos pilotos. Em dado momento, se ouviu o coro de "Ole, ole, ole, ole! Senna, Senna! nas arquibancadas".
O GP de São Paulo 2024 é a 21ª etapa da temporada. Max Verstappen, da RBR, é o atual líder com 367 pontos conquistados. Lando Norris, da McLaren, ocupa a segunda colocação com 323. Quem fecha o top 3 é Charles Leclerc, da Ferrari, com 297.