
O goleiro Szczesny, recém chegado ao Barcelona, sempre rende boas declarações à imprensa. Em 2019, ainda na Juventus, ele já havia dito, em tom de brincadeira, que era o melhor goleiro do mundo. Sempre muito direto nas respostas, o arqueiro polonês falou aos jornais Mundo Deportivo e Sport nesta semana. Desde sua relação com o cigarro, à decisão de voltar da aposentadoria para assinar com o Barça, ele aproveitou também para elogiar alguns dos nomes do jovem elenco catalão.
Sobre seu hábito de fumar, ele disse:
Leia também
— Essas são coisas que eu não mudo na minha vida pessoal, e não é da conta de ninguém se eu fumo. Não afeta, acho que não afeta, e o que faço no campo de futebol é trabalhar o dobro. Às vezes, alguém tira uma foto minha (fumando) escondido atrás das árvores, onde não posso vê-los. Isso não depende de mim. Tento esconder e não mostrar às pessoas — explicou.
— Eu não faço isso na frente das crianças para que elas não tenham uma má influência sobre elas — afirmou Sczesny.
— Mas se alguém pensa que vou mudar a maneira como sou na minha vida pessoal, pode pensar nisso novamente porque sou quem sou. Eu fui assim por toda a minha vida, e essas coisas não são da conta de ninguém. Quero ser julgado como goleiro, e não por procurarem histórias com que ninguém realmente se importa — acrescentou.
Elogios a Cubarsí
Szczesny assinou com o Barcelona na quarta-feira da semana passada, e ficou claro que o companheiro que mais o surpreendeu desde sua chegada foi o zagueiro Cubarsí.
— Tem sido impressionante para mim. Depois de vê-lo na TV, esperava que ele fosse um tipo de zagueiro moderno, bom com a bola, mas mais bonzinho. Quando você o vê ao vivo, ele não é nada mole e toma decisões muito boas. Claro que ele é bom com a bola, porque sua qualidade técnica é muito alta, mas suas qualidades defensivas são realmente muito, muito altas. Estou ansioso para fazer parceria com ele. Fiquei muito impressionado. Com os demais zagueiros também — explicou o goleiro polonês.
Outro nome que ele destaca é o de Lamine Yamal. Szczesny disse que o ponta o impressionou bastante com a sua personalidade e o seu jeito de jogar dentro de campo.
Sua decisão de retornar aos gramados
Szczesny aceitou a proposta do Barcelona após ter anunciado a sua aposentadoria ainda no início da temporada 2024/25. O goleiro pendurou as luvas em agosto porque, embora seu corpo ainda pudesse durar mais anos, seu coração não. Mas a ligação do clube da Catalunha, e de seu amigo e compatriota Lewandowski, o fez mudar de planos.
— Se você diz "não" ao Barça, é porque não tem coragem e nem ambição o suficiente para um desafio como este — disparou.
— Posso dizer "não" ao Barça? E a resposta é que você não pode dizer "não". Só se não tiver coragem para isso — completou.