Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Fórmula 1 confirma realização de GP na Arábia Saudita a partir da temporada 2021

Corrida será disputada em novembro, com data a ser confirmada, em pista nas ruas de Jidá

A direção da Fórmula 1 confirmou nesta quinta-feira a realização de uma prova na Arábia Saudita a partir da temporada 2021, em novembro. A corrida será disputada num circuito a ser montado nas ruas de Jidá. De acordo com o CEO da Liberty Media (promotora da F1), Chase Carey, o evento será publicado no calendário provisório de 2021 nas próximas semanas e submetido ao Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para aprovação.

O anúncio vem dias depois de a Anistia Internacional alertar para a promoção de um grande prêmio no país com objetivo de desviar a atenção das acusações de violação dos direitos humanos das quais o governo saudita é alvo. Recentemente, a Arábia Saudita teve sua candidatura para compor o Conselho dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) negada por ter sido vista também como uma tentativa de melhorar a imagem pública do país.

Leia também

- Estamos entusiasmados em dar as boas-vindas à Arábia Saudita à Fórmula 1 para a temporada de 2021 e ao seu anúncio após as especulações dos últimos dias. A Arábia Saudita é um país que está se tornando rapidamente um centro de esportes e entretenimento, com muitos eventos importantes ocorrendo lá nos últimos anos e estamos muito satisfeitos que a Fórmula 1 estará competindo lá na próxima temporada. A região é extremamente importante para nós, e, com 70% da população da Arábia Saudita com menos de trinta anos, estamos entusiasmados com o potencial de alcançar novos fãs e trazer aos nossos fãs existentes ao redor do mundo corridas emocionantes de um local incrível e histórico - disse Chase Carey.

Alheio às questões levantadas pela Anistia Internacional, o príncipe Abdulaziz Bin Turki AlFaisal Al Saud, que é Ministro dos Esportes da Arábia Saudita, comemorou a confirmação do grande prêmio na próxima temporada e disse que "o esporte é uma área que está impulsionando uma grande transformação do país":

- A Arábia Saudita está acelerando, e a velocidade, energia e entusiasmo da Fórmula 1 refletem perfeitamente a jornada de transformação que o país está trilhando. Como testemunhamos nos últimos anos, nosso pessoal deseja estar no centro dos maiores momentos do esporte e entretenimento ao vivo. E eles não são maiores do que a Fórmula 1. Não importa onde no mundo seja realizada, a Fórmula 1 é um evento que reúne as pessoas para celebrar uma ocasião que vai muito além do esporte. Estamos ansiosos para compartilhar esta experiência única e compartilhar Jidá com o mundo. Para muitos sauditas, isso será um sonho que se tornou realidade.

Críticas da comunidade internacional

O governo saudita é alvo de críticas por uma série de prisões, julgamentos, torturas e execuções direcionados para opositores, ativistas e jornalistas, e de uma série de proibições que limitam os direitos das mulheres no país. Além disso, a homossexualidade é considerada crime por lá, e até mesmo o passeio com cães em via pública é proibido, já que o animal é considerado impuro pelo Islã.

- As autoridades sauditas aparentemente veem o esporte de elite como um meio de melhorar sua reputação gravemente prejudicada. Nos preparativos para a corrida em Jeddah, pediríamos urgentemente para todos os pilotos, proprietários e equipes da F1 que considerem falar sobre a situação dos direitos humanos no país - declarou Felix Jakens, porta-voz da Anistia Internacional.

O país, cuja economia é centralizada na exploração do petróleo, deu início ao processo de independência econômica através do plano Visão 2030, que inclui a flexibilização da sociedade. Entre as medidas está a abertura do país para turistas, a criação de locais específicos para passeio com cães de estimação e a permissão para que mulheres visitem estádios de futebol e obtenham licença para dirigir, autorizações concedidas em 2018, pouco mais de dois anos atrás.

Apesar dos esforços, a Arábia Saudita ainda é questionada por casos como a morte do jornalista saudita Jamal Khashoggi em 2018, da qual o governo é acusado. No fim de 2019, a agência estatal de segurança do país classificou o feminismo, a homossexualidade e o ateísmo como atos de extremismo, alegando que ações de cunho extremista e perversão são "inaceitáveis" pelo governo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas