Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Eliminatórias: Conmebol planeja oito rodadas entre junho e outubro, mas aguarda aval da Fifa

Ideia é fazer dois jogos primeiro, e depois duas rodadas triplas em sequência. Se for aprovada, jogadores convocados vão desfalcar clubes brasileiros por mais tempo

A Conmebol e as dez associações nacionais de futebol do continente acertaram como será a retomada das Eliminatórias para a Copa do Mundo, pelas quais não há jogos desde novembro de 2020. Uma rodada dupla deveria ter sido realizada em março, mas foi suspensa por causa de restrições pela Europa a viagens para a América do Sul.

O plano acertado foi disputar uma rodada dupla em junho, como já estava previsto, e depois fazer duas rodadas triplas em setembro e outubro. Ou seja: nas janelas internacionais do segundo semestre, nas quais seriam organizadas duas partidas, a ideia é aumentar para três.

Leia também

Para isso será necessário aumentar o tempo de cada janela, que hoje é de nove dias. Quem toma essa decisão – e quem também define as regras para liberação de jogadores por parte dos clubes – é a Fifa, que vai agir de acordo com o que for pedido pela Conmebol.

Se o plano aprovado nesta sexta-feira pela Conmebol for ratificado pela Fifa, a tendência é que os jogadores que atuam no Brasil e sejam convocados por suas seleções fiquem ainda mais tempo cedidos – e desfalquem os clubes durante mais partidas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, competições que não são interrompidas nas Datas Fifa.

O calendário de competições da Conmebol em 2021 ainda terá a Copa América, adiada por um ano por causa pandemia de Covid-19. A competição, com sede na Argentina e na Colômbia, será realizada entre 13 de junho e 10 de julho, e começará logo após a rodada dupla das Eliminatórias.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas