Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Duda marca no último segundo, mas árbitra anula, e Brasil empata com Japão

Jogo estava 28 a 28, quando a jogadora brasileira deu uma pancada de longe e fez o 29º gol da seleção. A arbitragem, entretanto, alegou tempo esgotado

Com um novo comandante depois da saída de Morten Soubak, a seleção brasileira iniciou neste sábado sua caminhada em busca do bicampeonato mundial de handebol. Mas não foi exatamente da forma como se esperava. O time de Jorge Dueñas, estreante à frente do selecionado nacional em um torneio da Federação Internacional de Handebol (IHF), encarou o Japão na Ewe Arena, na cidade de Oldenburg, na Alemanha, e acabou saindo com um empate em 28 a 28. Teria sido um triunfo por 29 a 28 caso a arbitragem não tivesse anulado um gol de Duda no último segundo. No replay, deu para ver que o tempo ainda estava correndo, mas esse não foi o entendimento da árbitra de fundo.

- Foi uma luta muito boa. O Japão infelizmente jogou melhor que a gente, essa que é a verdade. Mas estou muito orgulhosa das meninas. A gente lutou muito. Isso que importa. Sabemos que não temos o maior nível, mas sempre lutamos muito e sempre vamos lutar. Ao final estou feliz que conseguimos um ponto. É um passo para a classificação. Só posso agradecer a todo mundo pela torcida - afirmou Duda.

Leia também

Considerado uma potência na modalidade no feminino e vencedor do Campeonato Mundial de 2013, o Brasil não teve um grande dia e demorou a engrenar. Dessa forma, não conseguiu confirmar seu favoritismo sobre as asiáticas e, na primeira fase, ainda terá pela frente as equipes da Tunísia, Rússia, Dinamarca e Montenegro. As quatro primeiras garantem vaga nas oitavas de final.

O Japão teve a primeira chance de gol em um tiro de 7m. As japonesas abriram o placar com Hara. Em contra-ataque rápido, as asiáticas aproveitaram Mayssa fora do gol e ampliaram com Yokoshima. O Brasil deu o troco com Ana Paula em tiro de 7m no cantinho. Mas o Japão, novamente, fez com uma boa troca de passes, aproveitando que as rivais tinham uma a menos. A seleção brasileira teve três chances seguidas, duas defendidas pela goleira japonesa e uma na trave. As asiáticas abriram 4 a 1 com Ikehara em bom ataque pelo canto. O 5 a 1 veio com Ysunami.

Ana Paula fez o segundo para o time de Dueñas em novo tiro de 7m. Em nova boa troca de passas japonesa, Matsumura fez o sexto. Novamente, a jogadora brasileira bateu tiro de 7m e marcou, mantendo os 100% de aproveitamento. Após grande jogada individual pelo centro, Duda saltou para marcar o quarto do Brasil. Ela mesma cometeu infração e foi tirada por dois minutos, dando tiro de 7m para Hara fazer outro para as japonesas. Ikehara ampliou sozinha no ataque. Patricia errou, e as japonesas chegaram ao nono gol com Shiota.

Em um ótimo contra-ataque rápido, Duda fez para o Brasil, mas o Japão deu o troco rapidamente. Aproveitando a superioridade numérica, Ikehara marcou de novo. Depois de lindo passe de Duda, Tamires descontou. Em novo 7m, Hara ampliou. Samira, com força, botou a bola nas redes. O técnico brasileiro tirou Mayssa para colocar Babi no gol. Samira fez após pegar um rebote de arremesso da companheira Duda. Ikehara deu o troco.

Imagem ilustrativa da imagem Duda marca no último segundo, mas árbitra anula, e Brasil empata com Japão
| Foto: FOTO: Reprodução / Facebook da CBHb

No segundo tempo, Samira marcou pela ponta esquerda. Yokoshima venceu briga com Tamires e descontou. No 7m, Hara fez mais um. Sem goleira, o Japão levou um tento de Jéssica. Ana Paula fez em 7m, mas, na sequência, errou pela primeira vez uma batida nesse fundamento.

Em contra-ataque, o Japão voltou a ter três de frente. Dayane respondeu, mas as asiáticas marcaram de novo e chegaram a 21 a 17. Duda e Ana Paula encostaram para as brasileiras, só que Hara voltou a triunfar duas vezes seguidas em tiro de 7m. O treinador brasileiro então tomou dois minutos por reclamação.

Duda, mais uma vez, deu a resposta. Fujima tomou dois minutos. Mas o Japão abriu quatro de vantagem com Ysunami. Entre duas rivais, Duda voltou a marcar. No erro de passe das japonesas, sem sua goleira, o Brasil fez em ótima batida de Ana Paula. Dayane então saltou para marcar e diminuir a desvantagem para dois.

Em seguida, depois de falha asiática, ela perdeu uma bola sozinha em giro bonito. O time da seleção brasileira, contudo, cresceu e, na bola de Duda, ficou a um gol das adversárias faltando cinco minutos. Nagata freou a reação. Um balaço de Ana Paula bateu na trave e voltou no pé da jogadora asiática, e Patricia colocou lá dentro. Babi salvou o Brasil de novo em seguida. Mas não salvou a batida de Ysunami.

A seleção ainda descontou com três minutos faltando e, mais tarde, Ana Paula aproveitou a ausência da goleira rival para, de longe, empatar em 28 a 28. Babi pegou a bola japonesa, e Dueñas parou o jogo. E, na última bola, Duda encheu o braço para marcar. As brasileiras então saíram comemorando como um título. O técnico do Japão reclamou que o gol não valeu pois o cronômetro, segundo ele, já teria estourado. A árbitra de fundo concordou com ele e anulou o tento da atleta brasileira, que lamentou imensamente. Nas imagens de replay, foi possível ver que a arbitragem errou. O gol de Duda foi marcado dentro do tempo, e o Brasil teria vencido por 29 a 28, mas o placar acabou em 28 a 28.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas