Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Dia histórico na Arábia: país libera acesso de mulheres aos estádios de futebol

"Esperamos um longo tempo por esse momento", conta torcedora. Mulher chegou a ser presa em 2014 por ter ido a partida da Champions da Ásia

O l-Hilal e Al-Ahli brigam pela liderança do Campeonato da Arábia Saudita. Mas o assunto por lá nesta sexta-feira extrapola as quatro linhas. No país, que ficou ranqueado pelo Fórum Econômico Mundial de 2016 em 141º entre 144 em relação a igualdade de gênero, as mulheres só podiam acompanhar jogos de futebol pela televisão.

Neste 12 de janeiro de 2018, essa proibição foi abaixo e as mulheres poderão ir aos estádios da Arábia Saudita sem medo de serem presas, como aconteceu com uma torcedora do Al-Ahli em uma partida da Liga dos Campeões da Ásia em 2014.

Leia também

Em outubro do ano passado, o governo saudita já tinha adiantado que a proibição estava chegando ao fim. Finalmente, a espera acabou.

- As mulheres sauditas são muito envolvidas com a cultura do futebol, isso nunca foi aplicável somente aos homens. Se uma mulher estiver no estádio com seu marido, pai ou irmão, os jogadores ficarão mais entusiasmados. É difícil ter que assistir seu time de coração apenas pela televisão, especialmente quando é um grande jogo ou uma final. Esperamos um longo tempo por esse momento. É um sentimento novo para todas nós, será maravilhoso! - comemorou a torcedora do Al-Hilal, Ghadah Grrah, em entrevista ao jornal "The Guardian".

Ainda há um longo caminho pela frente em busca da igualdade de gênero na Arábia Saudita. Mas, o dia de hoje será lembrado com muito carinho pelas mulheres sauditas.

- Eu não sei como descrever meus sentimentos, estive esperando por esse momento desde que me tornei fã de futebol em 2010. Estou muito animada em poder assistir meu time do coração no estádio - disse Grrah.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X