Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Com novo show de Messi, Barça passeia no Bernabéu e dispara de vez na liderança

Quatro meses após a dura derrota na Supercopa da Espanha, Barcelona domina o Real Madrid com segundo tempo impecável e fecha o ano com 14 pontos

Agosto: na ressaca pela saída de Neymar, o Barcelona perdia a Supercopa da Espanha ao ser completamente envolvido pelo maior rival e virava alvo dos mais diversos questionamentos. Dezembro: o mesmo Barça não toma conhecimento do Real Madrid e, com direito a passeio dentro do Santiago Bernabéu, fecha o ano com vitória por 3 a 0 sobre o rival - fora a grande vantagem na liderança do Campeonato Espanhol. Após quatro meses, a virada passa por Paulinho, Suárez e, sobretudo, Messi. Os três foram os grandes trunfos do triunfo fora de casa por 3 a 0, com direito a gols dos atacantes sul-americanos e de Aleix Vidal.

NINGUÉM POR PERTO

Leia também

A tabela mostra um pouco deste grande momento do Barcelona na temporada. Sem mais compromissos neste ano, o time de Ernesto Valverde encerra 2017 na liderança do Campeonato Espanhol com 45 pontos, nove à frente do vice Atlético (que perdeu na rodada para o vice Espanyol). Mais que isso, a diferença para o grande rival e atual campeão, Real Madrid, o quarto, aumenta para 14 pontos. Os merengues têm um jogo a menos por conta da participação no Mundial de Clubes.

PRIMEIRO TEMPO DO REAL

Com mais posse de bola (51,9%) e finalizações (9 x 4), o Real Madrid foi melhor no primeiro tempo e até acertou a trave, com Benzema - Cristiano também ainda teve um gol anulado. Mas a boa atuação de Ter Stegen, bem como a falta de pontaria merengue, garantiu o 0 a 0 no placar. Do outro lado, a parceria Messi e Paulinho funcionou e assustou duas vezes, só que Navas fez grandes defesas para evitar que o Barça saísse na frente.

SEGUNDO TEMPO DO BARÇA

O jogo mudou completamente no segundo tempo. Tanto é que em 18 minutos o Barça já  vencia por 2 a 0 - fora o baile e as chances perdidas. Primeiro, Suárez recebeu bola redonda de Sergi Roberto para abrir o placar. Depois, Carvajal impediu com a mão o gol de Paulinho, foi expulso, e o juiz deu pênalti que Messi cobrou para aumentar. Curiosamente, o Real melhorou com um a menos e poderia muito bem ter diminuído, mas parou num Ter Stegen inspirado. No apagar das luzes, Messi ainda deixou Marcelo na saudade para rolar para Vidal fechar a conta do passeio no Bernabéu.

RECORDES E MAIS RECORDES

O show em campo no Bernabéu serviu para Messi aumentar algumas de suas marcas expressivas:

- 526 gols por um só clube nas top-5 ligas da Europa, deixando para trás o recorde de Gerd Müller, com 525 no Bayern.

- 25 gols no Superclássico, mais que qualquer outro jogador na história.

- 54 gols em 2017, deixando para trás Cristiano, Lewandowski e Cavani - todos com 53. Apenas Harry Kane, com 50 e mais dois jogos pelo Tottenham, ainda pode superá-lo neste ano.

MESSI LEVA A MELHOR SOBRE CR7

Nos números individuais, o argentino sobrou em relação ao rival. Além do gol e da assistência, criou nove chances (contra uma do rival), teve o dobro da posse de bola (5,4% x 2,8%) e acertou seis dribles (contra nenhum de Cristiano). Além disso, desarmou mais: 2 x 1.

FATOR PAULINHO

Dos três brasileiros em campo, o destaque de longe foi o único deles que vestiu a camisa do Barcelona. Contratado sob desconfiança no meio do ano, ele foi o responsável pelas duas únicas chances do Barça na primeira etapa, ambas delas em parceria com Messi. Além disso, provocou o pênalti convertido por Messi ao chutar a bola que Carvajal, expulso no lance, impediu de entrar ao usar a mão indevidamente na pequena área.

EQUILÍBRIO HISTÓRICO

Agora são 237 clássicos disputados até agora em competições oficiais. Os merengues levam pequena vantagem, com 95 vitórias, enquanto os catalães levaram a melhor 93 vezes - sendo que 49 jogos terminaram empatados.

NA TORCIDA

Acertado com o Real Madrid para se transferir quando completar 18 anos, Vinicius Júnior, que está na Espanha para conhecer um pouco mais de seu futuro clube, assistiu à derrota para o Barcelona no Santiago Bernabéu. Só não teve muitas razões para comemorar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas