Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Com direito a recorde, Hamilton faz pole inédita em Suzuka

Inglês da Mercedes fez 1m27s319 e largará pela 71º vez na carreira em primeiro lugar no grid

"Dominante", não há outra palavra que possa definir o desempenho de Lewis Hamilton no treino classificatório para o GP do Japão, disputado neste sábado, em Suzuka. O inglês da Mercedes #44 liderou todas as fases da sessão, anotou 1m27s319, novo recorde da pista, e comemorou a 71ª pole position na carreira - nona em 2017. Das 20 pistas do calendário, o circuito japonês era o único em que o tricampeão ainda não tinha feito uma pole, apesar de ter marcado duas (2007-08) em Fuji. Valtteri Bottas foi o segundo, 0s332 atrás, porém, graças a punição por troca do câmbio, o finlandês terá que largar da sexta colocação no grid.

Na briga pelo título, Sebastian Vettel foi o terceiro, mas, por conta da punição ao #77 da Mercedes, largará em segundo, na cola do rival inglês. Longe da performance vista em Sepang, a RBR fez um treino discreto, com Daniel Ricciardo anotando o quarto tempo, seguido pelo companheiro Max Verstappen, em quinto. Kimi Raikkonen, que bateu no terceiro treino livre, quase não disputou o Q1, mas os mecânicos da Ferrari trabalharam duro e conseguiram colocar o carro #7 na pista a tempo. Ele foi o sexto, porém, punido por troca no câmbio, sairá em décimo. Felipe Massa larga em oitavo com a Williams.

Leia também

Q1

O primeiro estágio do treino classificatório começou com os carros da Mercedes dando as cartas, sendo Hamilton o mais rápido, logo à frente de Bottas. O finlandês, que já tinha batido no terceiro treino livre, agora escapou na curva Degner e por muito pouco não atingiu as barreiras de proteção. Verstapppen, vindo de uma bela vitória na Malásia, voou com a RBR, marcando 1m29s181, tempo que lhe valeu a ponta da sessão. Mas não demorou muito para o líder do campeonato dar o troco, colocando a Mercedes #44 em primeiro lugar, anotando 1m29s047. Ainda deu tempo para Grosjean bater forte com a Haas, gerando uma bandeira vermelha que encerrou o treino com 1m18s para o final.

Q2

Repetindo o desempenho soberbo da primeira parte, Hamilton foi mais uma vez o mais rápido, quebrando o recorde da pista com 1m27s819. Perseguindo o rival pelo título, Vettel foi o segundo, mais de meio segundo atrás do inglês da Mercedes. Bottas veio em terceiro, com Verstappen e Ricciardo na sequência. Destaque para Alonso, que no finalzinho conseguiu o décimo melhor tempo, avançando ao Q3 e deixando o companheiro de equipe Vandoorne fora, em 11º. Massa foi bem com a Williams e terminou em nono, se classificando para a última fase.

Q3

Nada de novo no início do Q3. Hamilton tomou a ponta, melhorando ainda mais seu próprio tempo: 1m27s345. Vettel anotou a segunda melhor volta, pouco menos de meio segundo atrás do rival da Mercedes, enquanto Bottas era o terceiro. Sem a mesma competitividade vista em Sepang, as duas RBR tiveram que se contentar com o quarto e quinto lugares, Ricciardo e Verstappen respectivamente. No final, o líder do campeonato ainda conseguiu diminuir o tempo de volta, marcando 1m27s319, ao passo que Bottas superou Vettel para fechar em segundo. Massa terminou em nono com a Williams, sendo 1m29s480 seu melhor giro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

f1

Relacionadas