Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

COI diz que Olimpíadas serão realizadas mesmo com Tóquio em estado de emergência

Vice-presidente da entidade garante que a competição será realizada em qualquer circunstância

As Olimpíadas de Tóquio continuarão mesmo se a cidade japonesa estiver em estado de emergência devido à pandemia da Covid-19. Essa foi a garantia dada pelo Comitê Olímpico Internacional, nesta sexta-feira, em entrevista coletiva que encerrou a semana de reuniões da Comissão de Coordenação dos Jogos de Tóquio.

A um pouco mais de dois meses para o início da competição, a entidade tenta afastar a preocupação de que os Jogos podem ser cancelados, caso a situação da pandemia no Japão não melhore até lá. Questionado sobre se as Olimpíadas continuariam mesmo se Tóquio estivesse em estado de emergência, o vice-presidente do COI, John Coates, que supervisiona os preparativos, garantiu: "Com certeza, sim."

Leia também

- Todos os planos que temos para proteger a segurança dos atletas e do povo do Japão são baseados nas piores circunstâncias possíveis - acrescentou.

Coates também destacou que o COI e a organização de Tóquio trabalham com a expectativa de vacinar mais de 80% dos moradores da Vila Olímpica até dia 23 de julho, quando começam as Olimpíadas. O COI garante ainda que uma equipe médica adicional fará parte das delegações olímpicas estrangeiras, para apoiar as operações médicas e a implementação das medidas preventivas contra a Covid-19 nos Jogos.

Um dos desafios do Comitê Organizador e do COI é melhorar a aceitação pública dos japoneses para a realização dos jogos. Coates disse esperar que a aceitação melhore à medida em que mais pessoas fossem vacinadas. O Japão, no entanto, ainda não chegou a marca de 5% de sua população vacinada.

A organização do evento reforçou que está reduzindo o número de pessoas que vão participar das Olimpíadas como parte de delegações estrangeiras de cerca de 180.000 para 78.000. Seiko Hashimoto, que dirige o comitê organizador, disse que as Olimpíadas contariam com 230 médicos e 300 enfermeiras por dia e cerca de 50.000 a 60.000 testes seriam realizados diariamente.

- Estamos avançando para restringir nosso planejamento em três campos. Primeiro, limitações rígidas quanto ao número de participantes que entram no Japão. Em segundo lugar, a aplicação do código de conduta e do monitoramento da saúde. E terceiro, uma revisão e reconsideração rigorosa do sistema médico durante os Jogos - explicou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas