Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Christian Coleman tem pena reduzida, mas segue fora das Olimpíadas

Favorito ao ouro dos 100m em Tóquio cumprirá 18 meses de suspensão até 14 de novembro

Atual campeão mundial dos 100m, Christian Coleman teve a pena por quebrar as regras de localização do controle antidoping reduzidas pela Corte Arbitral do Esporte (CAS), mas seguirá fora das Olimpíadas de Tóquio. O velocista só poderá voltar a competir em 14 de novembro de 2021.

Coleman foi punido por perder três testes antidoping ao longo de um ano, o que é considerado pela Agência Mundial Antidoping o mesmo do que um exame positivo. O americano admitiu a violação na primeira falha, mas contesta as duas seguintes: um erro de preenchimento sobre o paradeiro em 26 de abril e uma ausência em 9 de dezembro de 2019.

Leia também

Coleman afirma que foi comprar presentes da Natal na data de dezembro e que voltou para casa dentro da janela de uma hora determinada para o teste. Mas os agentes que foram à casa dele afirmam que ficaram todo o período na porta e que o atleta não apareceu.

A defesa de Coleman argumentou que ele poderia ter recebido um telefonema alertando para que voltasse rapidamente ao local, e a CAS admitiu que isso poderia ter sido feito, apesar de não ser uma obrigação dos agentes.

Em outubro do ano passado a Unidade de Integridade do Atletismo o puniu com dois anos de suspensão, com o início da contagem retroativa a maio. Em novembro ele entrou com o recurso junto à CAS, que atenuou a punição, mas não o bastante para que ele ainda competisse nos Jogos.

Campeão mundial dos 100m em Doha, em 2019, com 9s76, Coleman era favorito ao ouro na prova mais rápida do atletismo. Em comunicado divulgado pela assessoria de imprensa do velocista, ele lamenta a decisão e diz focar na próxima temporada.

- Embora eu aprecie que os juízes tenham corretamente considerado que sou um atleta limpo, obviamente estou decepcionado por perder as Olimpíadas. Estou ansioso para representar os EUA nos mundiais em 2022, especialmente no mundial nos EUA onde planejo defender meu título contra o novo campeão olímpico dos 100m – disse, referindo-se à competição em Eugene, no estado do Oregon.

Christian Coleman era favorito ao ouro nas Olimpíadas de Tóquio
Christian Coleman era favorito ao ouro nas Olimpíadas de Tóquio | Foto: Matthias Hangst/Getty Images

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas