
Chegou o dia! Neste domingo (9), Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs se enfrentam no aguardado Super Bowl LIX, no Caesars Superdome de Nova Orleans, a partir de 20h30 (horário de Brasília) - o ge acompanha em Tempo Real. Em jogo, um inédito tricampeonato consecutivo para os Chiefs, e uma revanche para os Eagles da derrota sofrida há dois anos no Super Bowl LVII, no Arizona.
Mas quem são os jogadores que podem decidir a partida? Quais são as chaves do duelo em campo? E claro, quem faz o show do intervalo? As respostas estão logo abaixo:
Leia também
Quem vai jogar no Super Bowl LIX?
Como dissemos acima, o Philadelphia Eagles enfrenta o Kansas City Chiefs. Os Eagles são os representantes da Conferência Nacional (NFC); após conquistar a segunda melhor campanha da conferência na temporada regular (14-3), Philadelphia passou por Green Bay Packers, Los Angeles Rams e Washington Commanders nos playoffs para chegar à grande decisão.
Os Chiefs representam a Conferência Americana (AFC) pelo terceiro ano consecutivo e quinta vez nos últimos seis anos. Dona da melhor campanha da NFL na temporada regular (15-2), a equipe teve folga na primeira rodada dos playoffs e bateu Houston Texans e Buffalo Bills antes do Super Bowl, o qual venceu nos últimos dois anos e também em 2019.
Como está o histórico do confronto?
Apesar de ambas as franquias serem antigas e tradicionais, elas jogavam em ligas diferentes até o final dos anos 1960, quando houve a fusão da NFL, na qual estavam os Eagles, com a AFL, em que residiam os Chiefs. Mesmo após esta união, os times permaneceram em conferências opostas e só se enfrentaram quatro vezes antes de 2002, quando o alinhamento de equipes foi reformulado e a tabela passou a prever uma rotatividade de confrontos entre divisões de conferências opostas a cada quatro anos.
No total, são 11 encontros entre os dois, com seis vitórias dos Chiefs e cinco dos Eagles. Os dois times se enfrentaram no Super Bowl uma vez, há dois anos, e Kansas City venceu de virada, 38 a 35. As equipes se reencontraram na temporada regular em 2023-24, e Philadelphia venceu fora de casa por 21 a 17. Não houve confronto direto em 2024.
Quantos títulos tem cada um?
O Kansas City Chiefs chegou ao Super Bowl seis vezes antes deste domingo, incluindo o primeiro de todos, em 1967, no qual foi derrotado pelo Green Bay Packers. O time vermelho, amarelo e branco venceu o Super Bowl IV, em 1970, e só voltaria à grande decisão em 2019-20, quando venceu o San Francisco 49ers por 31 a 20 no Super Bowl LIV. No ano seguinte, perdeu para o Tampa Bay Buccaneers, antes de vencer Eagles e Niners nos últimos dois Super Bowls, totalizando assim quatro títulos da NFL.
O Philadelphia Eagles fez quatro aparições no Super Bowl em sua história, mas venceu apenas uma vez, em 2017-18, quando superou o New England Patriots por 41 a 33 numa revanche do Super Bowl de 2005, vencido pelos Patriots. Apesar do retrospecto negativo, como já estavam na NFL antes da fusão com a AFL e da criação do Super Bowl, os Eagles contam outros três títulos da liga, conquistados em 1948, 1949 e 1960. Logo, será um duelo de tetracampeões.
Quem são os principais jogadores dos Chiefs?
O grande nome de Kansas City e do futebol americano na atualidade é Patrick Mahomes. O quarterback de 29 anos de idade tem dominado a AFC desde que ganhou a posição de titular de sua equipe em sua segunda temporada, em 2018, liderando os Chiefs a sete finais de conferência consecutivas, cinco aparições no Super Bowl e três títulos. Mais uma vitória na grande final e ele será o quarterback tetracampeão mais jovem da história, atrás apenas de Tom Brady (sete) em títulos.
O grande parceiro de Mahomes em campo se chama Travis Kelce. Famoso por seu relacionamento com a megaestrela pop Taylor Swift, o tight end tem uma conexão perfeita com o quarterback, que o ajudou a se tornar o recordista de recepções (174) em jogos de playoff na história. Geralmente, é Kelce quem aparece como opção quando Mahomes é acossado pelos adversários e precisa se livrar da bola. Com mais três recepções no domingo, o gigante da camisa 87 pode quebrar o recorde de passes recebidos em Super Bowl, pertencente ao lendário wide receiver Jerry Rice.
Menos falados que os dois superastros, mas igualmente importantes, são o center Creed Humphrey e o left guard Joe Thuney, partes vitais da linha ofensiva que protege Mahomes e abre caminho para as corridas dos running backs Isiah Pacheco e Kareem Hunt. Na defesa, o líder é o defensive tackle Chris Jones, cuja capacidade de furar os bloqueios e pressionar o quarterback força os adversários a lhe dedicar atenção extra e abre caminhos para seus companheiros, como Trent McDuffie e George Karlaftis, surgirem como elementos surpresa.
Quem são os principais jogadores dos Eagles?
A maior diferença entre o time que chegou ao Super Bowl há dois anos e o time deste ano é o running back Saquon Barkley. O camisa 26 foi candidato a Jogador Mais Valioso (MVP) da temporada - o único não-quarterback a ser indicado este ano - ao produzir 2.005 jardas e 13 touchdowns em corridas em 16 jogos. Somando sua produção nos playoffs, ele tem 2.447 jardas terrestres e 2.760 jardas totais (somando corridas e recepções); com apenas mais três jardas, baterá o recorde de jardas totais conquistadas num campeonato, e com mais 30 jardas corridas, quebrará também a marca de jardas corridas, ambas pertencentes ao lendário Terrell Davis em 1998-99.
Barkley já era bom quando jogava pelo New York Giants, mas o que o ajudou a ter um ano histórico em sua primeira temporada na Filadélfia foi uma linha ofensiva de elite, que conta com o right tackle Lane Johnson, o left tackle Jordan Mailata e o left guard Landon Dickerson abrindo espaços para suas corridas. Quem também se beneficia disso é o quarterback Jalen Hurts, um dos melhores corredores da liga. Ele conquistou 630 jardas corridas na temporada regular e outras 122 na pós-temporada até aqui.
Apesar de não ter passado muito a bola durante a temporada por conta de uma estratégia de priorizar a corrida, Hurts lembrou a todos na final da NFC que é um passador capaz, com 20 passes para 246 jardas e um touchdown. Além do próprio Barkley, que também é um recebedor hábil, o quarterback conta com três opções de alta qualidade no jogo aéreo: os wide receivers AJ Brown e DeVonta Smith e o tight end Dallas Goedert.
A defesa, contudo, talvez seja a melhor parte dos Eagles. A unidade foi a melhor da NFL na temporada, e nos playoffs já produziu 10 turnovers (bolas recuperadas) em três jogos. Tudo começa com o defensive tackle Jalen Carter, com os edge rushers Josh Sweat e Nolan Smith Jr. complementando a pressão ao quarterback. No meio, o linebacker Zack Baun é um "canivete suíço", parando corridas e passes curtos e surgindo como elemento surpresa na caça ao quarterback. A secundária (última linha da defesa) tem talentos em todas as posições: os cornerbacks Quinyon Mitchell e Darius Slay Jr, o nickelback Cooper DeJean e o strong safety CJ Gardner-Johnson permitem poucos passes longos e são perigo constante de interceptações.
Quem são os treinadores?
Técnico principal dos Chiefs, Andy Reid tem lugar garantido no Hall da Fama quando decidir se aposentar. Quando o Super Bowl começar, ele se tornará o treinador com mais jogos de playoffs (45) disputados, superando a lenda Bill Belichick. Será também sua sexta aparição na grande final; além dos cinco por Kansas City, Reid também chegou à decisão com os Eagles em 2005, a qual perdeu para os Patriots de Belichick. O técnico dos Chiefs tem 28 vitórias e 16 derrotas na pós-temporada.
Nick Sirianni é o treinador dos Eagles desde 2021-22 e está em seu segundo Super Bowl em quatro temporadas. Nesses quatro anos, o técnico tem 48 vitórias e 20 derrotas na temporada regular, um aproveitamento de 75% que só é inferior ao de John Madden e George Allen. Em playoffs, são cinco vitórias e três derrotas, e ele terá a chance de se vingar do revés para os Chiefs de Reid neste domingo.
Quem é o favorito?
Nas casas de apostas, os Chiefs são leves favoritos, por 1.5 ponto. Nos quatro Super Bowls que disputou nos últimos cinco anos, Kansas City foi favorito em dois, em 2020 e 2021, e venceu o primeiro e perdeu o segundo. Em 2023, os Eagles eram favoritos por 1.5 ponto.