Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Calderano vence freguês e pega chinês na final do tênis de mesa do Pan

Brasileiro bateu Eugene Wang, o mesmo canadense que venceu nas semifinais em Toronto 2015

Hugo Calderano é o atual sexto colocado do ranking mundial de tênis de mesa. O melhor não asiático da lista, atrás de quatro chineses e um japonês. Então é natural que o brasileiro seja considerado favorito ao ouro no Pan de Lima. Na semifinal, Calderano ainda pegou um freguês do último Pan, em Toronto, o canadense Eugene Wang, hoje 237 do mundo.

Na casa do rival, em 2015, o brasileiro venceu nas duplas e na individual. Neste quarta-feira, em Lima, nova vitória, por 4 sets a 2, parciais de 8/11, 11/7, 11/6, 7/11, 11/9 e 11/6. Vitória bem mais tranquila do que há quatro anos, quando Calderano perdeu cinco sets somando as duas partidas.

Leia também

- Foi um jogo muito difícil. O canadense tem o controle de bola muito bom, estava recebendo bem os meus saques. Sabia que tinha de ser muito agressivo. A chave era o início de cada ponto. Eu tinha que tentar forças no saque e na recepção para começar com vantagem nos ralis - disse Calderano.

Campeão individual e por equipes em Toronto 2015, Calderano já assegurou um ouro em duplas (ao lado de Gustavo Tsuboi) no Pan de Lima. Na semifinal, contra o canadense, Calderano perdeu o primeiro set. Mas reagiu logo no início do segundo set e passou a dominar o jogo. Depois de um terceiro set mais tranquilo, Calderano perdeu o quarto e quase se complicou no quinto. Mas o arsenal de golpes do brasileiro o fizeram vencer os dois últimos sets e fechar o jogo em 4 a 2.

Aos 23 anos, Calderano vive a melhor fase da carreira. Consolidado no top-10 do mundo, em maio passado ele ajudou o Ochsenhausen vencer o disputadíssimo Campeonato Alemão. Calderano se tornou, assim, o primeiro brasileiro a vencer a forte Bundesliga de tênis de mesa.

O adversário de Calderano na final do Pan será o dominicano Jiaji Wu, 648º do ranking mundial. O atleta da República Dominicana bateu na semifinal o americano Kanak Jha, esse sim rival de Calderano e atualmente o 33 do mundo. Wu, chinês naturalizado dominicano, nunca esteve entre os 100 melhores do mundo.

Mesmo assim a naturalização dele tem sido alvo de críticas pela imprensa que acompanha o tênis de mesa pela velocidade que o processo se deu e por ele não ter sequer uma ascendência relacionada ao país caribenho. Wu se naturalizou há quatro meses. Nem mesmo a comemoração dos pontos dele é em espanhol. Os gritos, obviamente, são em chinês. Nesta quarta já encara Calderano na decisão do ouro no Pan. O que a torcida brasileira espera, então é que os gritos da vitória sejam em bom português.

- Isso faz parte do tênis de mesa. Tem bastante chinês naturalizado, no feminino ainda mais. Eu tenho que lidar com isso. Meu trabalho é jogar e competir contra eles. Nunca joguei contra ele, mas já o vi jogar algumas vezes. Ele joga na liga francesa. Jogou já alguns campeonatos internacionais pela República Dominicana. Antes fez parte da seleção juvenil da China. Ele tem um estilo diferente desse canadense. É mais agressivo. Segura a raquete no estilo classineta. Ainda não estudei muito o jogo dele, mas isso é mais para o meu técnico. Vou focar em como entrar na partida - disse Calderano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas